Ação da Substância - Quinicardine

Bula Quinicardine

Princípio ativo: Papaverina + Quinina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Qual a ação da substância do Quinicardine?

Resultados de eficácia

Num estudo clínico duplo-cego com portadores de vertigens devido à insuficiência cerebrovascular, mediu-se o volume do fluxo sangüíneo cerebral por medição radioativa no início e ao final de 4 semanas de tratamento. Os grupos de tratamento do estudo foram divididos em Papaverina + Quinina, placebo ou 40 mg de papaverina.

Os resultados mostraram 4,04% de aumento do fluxo sangüíneo cerebral com o uso de Papaverina + Quinina; 2,36% com o uso de 40 mg de papaverina e 0,72% com o uso de placebo. A análise estatística determinou que o efeito da papaverina foi significativamente superior ao placebo e o efeito do Papaverina + Quinina foi ainda superior, isso devido ao sinergismo da papaverina e da quinina associadas no Papaverina + Quinina.

Num estudo clínico cruzado, 131 pessoas com vertigem foram tratadas com Papaverina + Quinina e placebo.

Depois do tratamento com Papaverina + Quinina, 72% dos casos não apresentaram mais sintomas e 10% melhoraram, mostrando diminuição dos sintomas. Com o uso do placebo, 66% dos pacientes reclamaram do retorno dos sintomas iniciais.

Características Farmacológicas

Farmacodinâmica

Papaverina + Quinina contém uma associação de duas substâncias ativas alcalóides. A papaverina exerce um efeito espasmolítico direto na musculatura lisa dos vasos, aumentando o fluxo sangüíneo cerebral e periférico.

Além desse efeito, a papaverina inibe a agregação plaquetária e aumenta a flexibilidade dos eritrócitos; essas ações também aumentam o fluxo sangüíneo como se observa após a administração da papaverina. A quinina inibe a transmissão de estímulos nervosos periféricos e centrais e mantém o efeito vasodilatador.

A associação desses princípios ativos age especialmente nas disfunções vasomotoras do cérebro e da orelha interna, melhorando o fluxo sangüíneo cerebral e os sintomas vestibulares. Assim sendo, Papaverina + Quinina se define como ativador da circulação vestibular, cerebral e periférica.

Farmacocinética

Os componentes de Papaverina + Quinina são bem absorvidos por via oral e sofrem metabolização hepática.

Apresentam grande afinidade pelas proteínas plasmáticas, pelas quais se transporta 90% da dose administrada.

A quinina possui grande afinidade pela alfa-1-glicoproteína ácida e a papaverina se conjuga com o ácido glicurônico. O tempo de meia-vida plasmática da papaverina é de 2 horas, em média, e do cloridrato de quinina é de aproximadamente 10 horas. A principal via de eliminação é a renal, predominantemente sob a forma de metabólito.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.