Como usar o Propess?
Propess® deve ser utilizado por via vaginal.
Administração
Propess® só deve ser administrado por profissional de saúde qualificado em hospitais e clínicas com unidades obstétricas com instalações para monitorações fetal e uterina contínuas.
Após a inserção, a atividade uterina e a condição fetal devem ser monitoradas cuidadosamente e regularmente.
Seguem, abaixo, as orientações para uma correta inserção de Propess®, a ser realizada pelo profissional de saúde.
Propess® deve ser retirado do freezer logo antes da inserção. Não é necessário descongelar antes de usar.
Existe uma "marca de rasgo" no sachê. Abra o sachê ao longo da marca na parte superior. Não use tesouras ou outros objetos cortantes que possam cortar o sistema de recuperação.
- Segurar o pessário entre os dedos da mão examinadora e inserir Propess® profundamente no fundo de saco vaginal posterior, atrás do colo uterino, usando apenas pequenas quantidades de lubrificantes hidrossolúveis.
- Para assegurar que o pessário permaneça in situ, deve ser virado 90o ; assim ele ficará em posição transversal ao fundo vaginal posterior, atrás do colo uterino.
- Permitir que uma porção suficiente de fita permaneça do lado de fora da vagina para possibilitar a remoção.
- Após a inserção, assegure que a paciente permaneça deitada por 20 ou 30 minutos, tempo suficiente para que o pessário se intumesça. A dinoprostona será liberada de forma contínua durante 24 horas, portanto é importante a monitorização das contrações uterinas e da condição fetal, em intervalos regulares.

Remoção
Seguem, abaixo, as informações para uma correta remoção de Propess®, a ser realizada pelo profissional de saúde.
O pessário pode ser removido de forma rápida e fácil, puxando suavemente a fita de remoção. Após a remoção, assegurar-se de que todo o produto (sistema de liberação vaginal e sistema de remoção) foi removido da vagina.
É necessário remover o sistema de liberação vaginal para terminar a administração da droga quando a maturação cervical for julgada completa ou na vigência das seguintes circunstâncias:
- Início do trabalho de parto. Para os propósitos da indução de trabalho de parto com Propess®, o início do mesmo é definido como a presença de contrações uterinas dolorosas regulares ocorrendo a cada 3 minutos, independentemente de qualquer modificação cervical. Há dois pontos importantes a serem observados:
- Uma vez estabelecidas as contrações dolorosas regulares com Propess®, estas não serão reduzidas, em termos de frequência ou intensidade, durante todo o tempo em que Propess® permanecer in situ porque a dinoprostona ainda estará sendo administrada;
- As pacientes, principalmente aquelas com antecedentes de gestações múltiplas, podem desenvolver contrações dolorosas regulares sem qualquer modificação aparente do colo uterino. Apagamento e dilatação do colo podem não ocorrer até que a atividade uterina esteja estabelecida. Por isso, uma vez instalada a atividade uterina dolorosa regular através do Propess®, o pessário deve ser removido, independentemente do estado cervical, para evitar a possibilidade de hiperestimulação uterina.
- Ruptura espontânea das membranas ou amniotomia.
- Qualquer indício de hiperestimulação uterina ou contrações uterinas hipertônicas.
- Evidência de sofrimento fetal;
- Evidência de efeitos adversos sistêmicos maternos à dinoprostona, tais como náusea, vômito, hipotensão ou taquicardia.
- Pelo menos 30 minutos antes de iniciar uma infusão intravenosa de agentes uterotônicos.
O sistema de recuperação do pessário, constituído por uma bolsa de poliéster e uma fita de remoção, possui uma abertura que é necessária para a inserção do pessário em seu interior durante o processo de fabricação. Nunca retire o pessário de dentro de seu sistema de recuperação.
Devido à remoção do produto da vagina, o pessário estará intumescido de 2 a 3 vezes em relação ao seu tamanho original e deverá estar maleável.
Posologia do Propess
Deve ser utilizado um único pessário. Esta é, normalmente, a quantidade suficiente para obtenção da maturação cervical.
O pessário deve ser removido após 24 horas, independentemente de ter sido atingida a maturação cervical.
Um intervalo de no mínimo 30 minutos é recomendado para uso sequencial de agentes uterotônicos, após a remoção do pessário vaginal.
População pediátrica
A segurança e eficácia de Propess® em mulheres grávidas com idade inferior a 18 anos não foi estabelecida. Não existem dados disponíveis.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser cortado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)