Como usar o Plaquemax?
Plaquemax deve ser reconstituído assepticamente com 1 mL de água para injeção (sem conservantes). A solução reconstituída de Plaquemax é límpida, incolor, com pH 7,0 e contém 5 mg/mL de oprelvecina. O frasco de dose-única não deve ser reutilizado. Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída de Plaquemax deve ser descartada.
Durante a reconstituição, a água para injeção deve ser direcionada à parede do frasco e o conteúdo deve ser agitado suavemente.
Agitação vigorosa ou excessiva deve ser evitada.
Os medicamentos de uso parenteral devem ser inspecionados visualmente para material particulado e alteração na cor antes da administração, sempre que a solução e o recipiente permitirem. Se houver material particulado ou alteração na cor, o produto não deve ser utilizado.
A solução reconstituída de Plaquemax deve ser utilizada imediatamente após a reconstituição.
Posologia do Plaquemax
Posologia De acordo com os resultados dos estudos clínicos, a dose recomendada de Plaquemax em adultos é de 50 mcg/kg, uma vez ao dia. Plaquemax deve ser administrado subcutaneamente como injeção única no abdômen, coxa ou quadril (ou na parte superior do braço se não for auto-injeção). A dose deve ser administrada 24 a 48 horas após o término da quimioterapia ou após a ocorrência de trombocitopenia, uma vez ao dia por 7 a 14 dias. Interromper o tratamento caso a contagem de plaquetas retorne ao normal. O tratamento com Plaquemax deve ser suspenso pelo menos dois dias antes do início do próximo ciclo de quimioterapia planejado.
Não congelar ou agitar a solução reconstituída.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Plaquemax?
O esquema terapêutico é definido pelo médico. Em caso de esquecimento de dose, procure orientação médica. O esquecimento de doses pode comprometer a eficácia do tratamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)