Precauções - Peyona

Bula Peyona

Princípio ativo: Citrato de Cafeína

Classe Terapêutica: Antiasmáticos/DPOC Xantínicos Sistêmicos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Peyona?

Apneia (falta de ar) da prematuridade é um diagnóstico de exclusão. O termo médico diagnóstico de exclusão refere-se a uma doença ou condição médica cuja presença não pode ser confirmada com total certeza, somente a partir de exames ou testes. O diagnóstico é feito, portanto, através da eliminação de outras causas possíveis para os sinais e sintomas do paciente.

Outras causas de apneia (por exemplo, distúrbios do sistema nervoso central, doença primária dos pulmões, anemia, infecção grave, distúrbios do metabolismo, anormalidades do coração ou apneia obstrutiva) devem ser descartados ou tratados adequadamente antes do início do tratamento com Peyona®. A falta de resposta ao tratamento com cafeína (confirmada, se necessário, através da medição dos níveis plasmáticos) pode ser indicação de outra causa de apneia.

Peyona® deve ser usado apenas por especialistas em unidades de terapia intensiva neonatal, cujas instalações adequadas estão disponíveis para observação e monitoramento de seu filho, sob a supervisão de um médico especialista em terapia intensiva de recém-nascidos.

Se você ingeriu cafeína ou utilizou medicamentos que contêm teofilina durante sua gravidez comunique seu médico.

Também informe ao médico se seu filho recém-nascido já foi anteriormente tratado com teofilina.

Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e convulsões foram relatadas em casos de superdose de cafeína, deve-se ter muito cuidado se o medicamento Peyona® for utilizado em recém-nascidos com distúrbios convulsivos. Adicionalmente, se seu filho possuir problemas cardíacos o medicamento deve ser utilizado com acompanhamento de seu médico.

Peyona® deve ser administrado com cautela em recém-nascidos prematuros com comprometimento da função renal (dos rins) ou hepática (do fígado).

O citrato de cafeína deve ser usado com precaução em crianças que sofrem de refluxo gastroesofágico (retorno anormal do conteúdo do estômago) uma vez que o tratamento pode exacerbar essa condição.

O citrato de cafeína causa um aumento generalizado do metabolismo, o que pode resultar em maiores necessidades energéticas e nutricionais durante a terapia.

A formação de urina pelo rim (diurese) e perda de sais minerais (eletrólitos) induzida pelo citrato de cafeína podem exigir a correção dos desequilíbrios de fluidos e eletrólitos.

Gravidez e lactação

Se você (a mãe) está amamentando seu filho durante o tratamento com Peyona® não beba café ou outros produtos com elevado teor de cafeína, pois a cafeína é transferida para o leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.