Como o Pediamino Tau funciona?
Pediamino® Tau fornece uma mistura de aminoácidos essenciais e não essenciais assim como taurina uma forma solúvel de tirosina, N-acetil-L-tirosina. Esta composição de aminoácidos foi especificamente formulada a fim de fornecer uma fonte de nitrogênio bem tolerada para suporte nutricional e terapia em recém-nascidos e crianças. Quando Pediamino® Tau é administrado em conjunto com cloridrato de cisteína, resulta na normalização das concentrações plasmáticas de aminoácidos para um perfil consistente com a de uma criança que esteja sendo amamentada.
A análise racional para Pediamino® Tau é baseada na observação de níveis inadequados de aminoácidos essenciais no plasma de crianças que estejam recebendo nutrição parenteral total (NPT) utilizando soluções de aminoácidos convencionais. A fórmula de Pediamino® Tau foi desenvolvida através da aplicação da análise da regressão múltipla da Farmacocinética específica relacionando a administração de aminoácidos as concentrações plasmáticas de aminoácidos resultantes.
Estudos clínicos em recém-nascidos e crianças que necessitaram de terapia NPT mostraram que a infusão de Pediamino® Tau com uma mistura de cloridrato de cisteína resultou na normalização das concentrações plasmáticas de aminoácidos. Além disso, o ganho de peso, o balanço de nitrogênio e as concentrações séricas de proteínas foram consistentes com a melhora do estado nutricional.
Quando infundido com glicose hipertônica como fonte de calorias, suplementado com cloridrato de cisteína, eletrólitos, vitaminas e minerais, Pediamino® Tau fornece nutrição completa à recém-nascidos e crianças, com exceção de ácidos graxos.
Considera-se que o acetato proveniente do acetato de lisina e do ácido acético, sob as condições de nutrição parenteral, não cause impacto no balanço acido-base quando as funções renal e respiratória estão normais.
Evidência clínica parece confirmar essa opinião; contudo, evidência experimental confirmatória não está disponível.
As concentrações de sódio e cloreto presentes no Pediamino® Tau não são clinicamente significativas.
A adição de cloridrato de cisteína irá contribuir para a concentração de cloreto.
O conteúdo de eletrólitos de qualquer dos componentes que são introduzidos deve ser cuidadosamente considerado, e incluído nos cálculos totais de administração.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)