Quais cuidados devo ter ao usar o Oxcord Retard?
O nifedipino deve ser administrado com cuidado em pacientes com infarto agudo do miocárdio, angina progressiva e angina pós-infarto; em pacientes aco metidos de doença arterial coronariana obstrutiva grave, tem se desenvolvido de forma bem documentada aumento na freqüência cardíaca, na duração e/ou severidade da angina ou do infarto na introdução do tratamento com nifedipino ou quan do se aumenta a dosagem. O mecanismo deste efeito ainda não está bem estabelecido. Na estenose aórtica significativa, o uso de nifedipino, como qualquer vaso dilatador arterial, deve ser evitado e pode levar a quadros de insuficiência cardíaca.
Embora o “efeito rebote” não tenha sido relatado com a suspensão abrup ta do nifedipino, é recomendada a redução gradual da sua dose.
O início do tratamento, a mudança de doses ou a ingestão simultânea de bebidas alcoólicas podem reduzir a capacidade de dirigir ou de controlar máquinas.
Gravidez e lactação
Categoria de risco: C.
Não se recomenda o uso do nifedipino durante a gestação e lactação.
O nifedipino foi associado a uma variedade de efeitos embriotóxicos, placentotóxicos e fetotóxicos em animais.
As doses tóxicas em animais correspondem a níveis muito acima da dose máxima recomendada para uso humano. Não existem estudos bem controlados em mulheres grávidas.
O nifedipino é eliminado no leite materno e a amamentação deverá ser suspensa se o tratamento com nifedipino tornar-se necessário.
Oxcord® Retard (nifedipino) não deve ser utilizado durante a gravidez e na lactação. Informe seu médico a ocor rên cia de gravidez, ou se estiver ama mentando na vigência do tratamento ou após o seu término.
Este medicamento não deve ser utiliza do por mulheres grávidas sem orien tação médica ou do cirurgião-dentista.
No início do tratamento ou durante a mudança de doses pode ocorrer redução da capacidade de dirigir ou de operar máquinas.
Pacientes Idosos
Em geral, deve-se iniciar com a menor dose e aumentar, se necessário.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)