Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Oxcord Retard com outros remédios?
O efeito anti-hipertensivo do nifedipino pode ser potencializado por outros fármacos anti-hipertensivos. A adminis tração do nifedipino em associação com betabloqueadores deve ser cuidadosa, principalmente em pacientes com disfunção ventricular esquerda, pois pode ocasionar hipotensão arterial ex ces siva e até mesmo insuficiência cardíaca congestiva em casos isolados.
O efeito anti-hipertensivo do nifedipino pode ser potencializado pela administração de cimetidina; este efeito está relacionado com o nível sérico aumentado do nifedipino devido à inibição do citocromo P450 pela cimetidina. O citocromo P450 é provavelmente o responsável pelo metabolismo de 1ª passagem do nifedipino.
O efeito anti-hipertensivo do nifedipino pode ser reduzido com a associação com a rifampicina.
A associação de nifedipino com digoxina pode levar a aumentos dos níveis plasmáticos da digoxina, e a associação com quinidina está associada a uma queda nos níveis plasmáticos da quinidina. Portanto, a adição ou a interrupção do nifedipino ao tratamento com quinidina e/ou digoxina podem exigir o ajuste de suas doses e a monitorização de seus efeitos.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)