Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Nutriflex Plus maior do que a recomendada?
Superdose de Nutriflex® Plus não é esperada em administração apropriada.
Sintomas de superdose de eletrólitos e fluido
- Hiperidratação, poliúria (eliminação excessiva de urina), desequilíbrio eletrolítico e edema pulmonar.
Sintomas de superdose de aminoácidos
- Perdas renais de aminoácido com consecutivos desequilíbrios de aminoácido, cansaço, vômitos, calafrios, dor de cabeça, acidose metabólica e hiperamonemia (excesso de amônia na corrente sanguínea).
Sintomas de superdose de glicose
- Hiperglicemia, glicosúria (excreção urinária de glicose), desidratação, hiperosmolalidade, coma hiperglicêmico-hiperosmolar.
Tratamento
- Em caso de superdose, é indicada que a infusão seja imediatamente interrompida. Outras medidas terapêuticas dependem dos sintomas específicos de cada paciente e de sua gravidade. Distúrbios do metabolismo de carboidratos e eletrólitos são tratados pela administração de insulina e substituição apropriada de eletrólitos, respectivamente. Quando a infusão é reiniciada após os sintomas terem diminuído, recomenda-se que a taxa de infusão seja aumentada gradualmente com monitoramento em intervalos frequentes.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)