Interação Medicamentosa - Noctal

Bula Noctal

Princípio ativo: Estazolam

Classe Terapêutica: Hipnóticos E Sedativos Não Barbitúricos Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Noctal com outros remédios?

Se Noctal® for administrado junto a outros medicamentos que atuem sobre o sistema nervoso central, a ação destes deve ser cuidadosamente considerada. A ação dos benzodiazepínicos pode ser potencializada por anticonvulsivantes (medicamentos para tratamento de convulsões e epilepsia ex: carbamazepina), anti-histamínicos (medicamentos que inibem a liberação de histamina muitas vezes utilizado para tratar alergias ex: fexofenadina), barbitúricos (medicamentos utilizados como sedativos e clamantes ex: fenobarbital), inibidores da enzima monoamina oxidase – MAO (medicamento utilizado no tratamento da depressão ex: iproniazida), álcool, narcóticos, fenotiazinas, medicações psicotrópicas e outros fármacos que produzam depressão do sistema nervoso central.

Os fumantes têm a eliminação de benzodiazepínicos aumentada, se comparados com os não-fumantes; fato que foi constatado nos estudos com estazolam.

O estazolam deve ser evitado em pacientes recebendo cetoconazol e itraconazol, que são potentes inibidores do CYP3AA nefazodona, alguns antibióticos macrolídeos, fluvoxamina e diltiazem, podem também aumentar as concentrações de estazolam até certo ponto.

Um trabalho adicional “in vitro” com microssomas de fígado humano avaliou a habilidade de estazolam de inibir as isoformas CYP3A, CYP2D6, CYP1A2, CYP2C, CYP2E1 e CYP2A6 (enzimas do fígado). Este trabalho sugere que as concentrações terapêuticas de estazolam não aumentam as concentrações de outras substâncias metabolizadas por estas isoformas do CYP.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Não ingerir álcool durante o tratamento com hipnóticos.

Informe seu médico sobre consumo de álcool e sobre toda medicação que está fazendo uso no momento, mesmo aquelas que não necessitam de receita para compra.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.