Como usar o Nimalgex?
Comprimido Dispersível / Comprimido / Gotas / Supositório
Recomenda-se que Nimesulida, assim como todos os anti-inflamatórios não esteroidais, seja utilizado na sua menor dose efetiva possível e pelo menor período de tempo adequado ao tratamento planejado.
Exclusivo Comprimido Dispersível / Comprimido / Gotas
Aconselha-se administrar Nimesulida comprimidos dispersíveis após as refeições.
Exclusivo Supositório
- Para separar, destaque no picote.

- Para abrir, separe as pontas conforme indicado.

Dosagem máxima diária limitada a 4 supositórios.
Posologia do Nimesulida
Comprimido Dispersível / Comprimido / Gotas / Supositório
Uso para adultos e crianças acima de 12 anos
Comprimido dispersível:
A dose mais recomendada corresponde a 100 mg, ou seja, um comprimido a ser tomado duas vezes ao dia. Dissolver o comprimido em meio copo de água (100 mL), agitar com auxílio de uma colher e tomar. Se necessário você pode colocar mais um pouco de água no copo, mexer com a colher e tomar em seguida. Se preferir o comprimido dispersível pode ser ingerido inteiro, sem a necessidade de dissolvê-lo antes. Nos casos excepcionais, indicados pelo médico podese alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.
Comprimido:
A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.
Gotas:
Cada gota contém 2,5 mg de Nimesulida e cada 1 mL de Nimesulida contém 50 mg de Nimesulida. Pingar uma gota (2,5 mg) por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca ou se preferir dilua em um pouco de água com açúcar. Cada 1 mL do produto contém 20 gotas.
Supositório:
A dose mais recomendada corresponde a aplicação de um supositório de 100 mg por via retal, duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais indicados pelo médico pode-se utilizar a dose de até 200 mg (dois supositórios de 100 mg) duas vezes ao dia. Aplicação do supositório deve ser exclusivamente por via retal (no ânus).
Populações especiais
Uso em pacientes com insuficiência renal:
Tem sido demonstrado que a Nimesulida tem o mesmo perfil cinético em voluntários sadios e em pacientes com insuficiência renal moderada (clearance de creatinina de 30 a 80 mL/min). Nestes pacientes não há necessidade de ajuste de dose. Em casos de insuficiência renal grave o medicamento é contraindicado.
Uso em pacientes com insuficiência hepática:
O uso de Nimesulida é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática.
A segurança e eficácia de Nimesulida somente é garantida na administração por via oral. Os riscos de uso por via de administração não recomendada são a não obtenção do efeito desejado e ocorrência de reações desagradáveis.
Exclusivo Comprimido Dispersível / Comprimido: Dosagem máxima diária limitada a 4 comprimidos.
Exclusivo Gotas: Dosagem máxima diária limitada a 80 gotas.
Cápsulas
Paciente adulto
Uma cápsula via oral de Nimesulida uma vez ao dia, preferencialmente após a refeição.
No tratamento de pacientes idosos, as doses deverão ser cuidadosamente estabelecidas, podendo ser reduzidas.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Gel
Adultos
Nimesulida deve ser aplicadA localmente sobre a pele duas vezes ao dia. Uma fina camada do gel deve ser espalhada uniformemente sobre a zona afetada até que a cor do medicamento desapareça.
Duração do tratamento de 7 a 15 dias. Caso os sintomas não melhorem, entre em contato com seu médico.
Nas primeiras horas após a aplicação de Nimesulida, recomenda-se não lavar o local.
Lavar as mãos após o uso.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)