Superdose - Nicotinell

Bula Nicotinell

Princípio ativo: Nicotina

Classe Terapêutica: Produtos Antitabaco

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Nicotinell maior do que a recomendada?

Não há relatos conhecidos de superdose com o uso correto do medicamento segundo as instruções de uso e posologia indicada. Entretanto, caso ocorra superdose acidental, os sintomas mais frequentes incluem alterações dos batimentos cardíacos, palidez, suor frio, salivação, vômitos, dor abdominal, diarreia, cefaleia, tonteira, distúrbios da audição e da visão, tremor, contrações musculares involuntárias, confusão mental e fraqueza.

Prostração, queda da pressão arterial, convulsões e falência respiratória podem ser observadas com grandes doses. Doses letais produzem convulsão rapidamente.

Superdose após exposição tópica – caso haja suspeita de superdose, o adesivo deve ser removido imediatamente e a superfície da pele deve ser lavada com água e depois secada. Consulte um profissional de saúde imediatamente. Nenhum sabão ou sabonete deve ser utilizado, pois isso pode aumentar a absorção da nicotina. A nicotina continuará sendo liberada para a corrente sanguínea por várias horas após a remoção do adesivo devido ao depósito de nicotina na pele.

Superdose decorrente de ingestão – administrar carvão ativado, pois se o adesivo permanecer no trato gastrointestinal poderá haver liberação de nicotina durante várias horas.

Mesmo pequenas quantidades de nicotina são perigosas e possivelmente ameaçam a vida das crianças. Se houver suspeita de envenenamento consulte um profissional de saúde imediatamente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.