Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Nicotinell?
Os adesivos de Nicotinell podem, às vezes, causar reações no local da aplicação e são os efeitos adversos mais frequentes associados aos adesivos de nicotina, tais como leve vermelhidão, coceira, ardor ou sensação de formigamento no local de aplicação do adesivo. A maioria das reações cutâneas desaparecem dentro de 48h e casos mais graves duram entre 1 a 3 semanas. Raramente ocorrem reações mais graves no local de aplicação. Caso isso aconteça pare de usar o adesivo e converse com seu médico.
Certos sintomas já relatados tais como depressão, irritabilidade, nervosismo, agitação, alteração do humor, ansiedade, sonolência, diminuição da concentração, insônia e distúrbios do sono podem estar relacionados à síndrome de abstinência associada à interrupção do tabagismo.
Como os distúrbios do sono, incluindo sonhos intensos, podem ocorrer devido à suspensão do cigarro e não ao uso de Nicotinell , continue usando o adesivo durante a noite. Caso o distúrbio persista, remova o adesivo antes de deitar (após 16 horas de uso) colocando outro ao acordar pela manhã. Entretanto, remover o adesivo antes do tempo ideal de uso reduz sua eficácia em atenuar o desejo intenso de fumar logo ao despertar, como acontece com alguns fumantes.
Podem ocorrer outros efeitos devido à suspensão do cigarro ou ao uso do adesivo tais como sintomas graves de reação alérgica que incluem aperto no peito, erupção cutânea e sensação de tonteira, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, cansaço, desânimo, dor de cabeça, tonteira, tremor, palpitação, falta de ar, tosse, dor de garganta, sintomas semelhante aos da gripe e do resfriado, mal estar, dor no peito, dores nos braços e nas pernas, dores musculares e nas articulações, enjôo, vômito, boca seca, desconforto digestivo, dor no estômago, dor abdominal, indigestão, diarreia, prisão de ventre, aumento da transpiração, sensibilidade da pele a luz solar. Caso isso aconteça pare de usar o adesivo e converse com seu médico.
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, reações no local de aplicação*, distúrbios de sono incluindo sonhos incomuns e insônia.
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Tremores, palpitações, falta de ar, faringite, tosse, nervosismo, desconforto digestivo, dor abdominal alta, diarreia, boca seca, prisão de ventre, aumento da transpiração, dores nas articulações e musculares, dor torácica*, dor nos membros*, astenia, fadiga.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Taquicardia, mal estar, sintomas semelhantes aos da gripe, hipersensibilidade (alergia)*.
Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Reações anafiláticas, dermatite alérgica*, dermatite de contato*, fotossensibilidade.
As reações marcadas com *são geralmente resolvidas com a retirada do adesivo.
Estes sintomas geralmente são moderados e desaparecem após alguns dias de tratamento. Se forem muito desconfortáveis e caso não desapareçam, ou caso os adesivos sejam incômodos de qualquer outra forma, pare de usá-los e converse com seu médico.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)