Interação Medicamentosa - Nesh Fólico

Bula Nesh Fólico

Princípio ativo: Ácido Fólico

Classe Terapêutica: Outros Produtos Antianêmicos, Incluindo Ácido Fólico, Ácido Folínico

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nesh Fólico com outros remédios?

Por gentileza, informe seu médico ou farmacêutico se você está ou esteve recentemente em terapia com outros medicamentos, especialmente os citados abaixo.

O uso de medicamentos como metformina, sulfasalazina, triamtereno, metotrexato e antineoplásicos interfere com a utilização do ácido fólico, já que estes medicamentos reduzem os níveis de folato no sangue.

Quando administrado juntamente com antidepressivos a base de lítio e fluoxetina, o ácido fólico aumenta a resposta do paciente a estas substâncias.

Quando colestiramina e ácido fólico são administrados conjuntamente, pode haver uma redução ou atraso na absorção de ácido fólico. Se é necessária a terapia concomitante, o ácido fólico deve ser administrado pelo menos 1 hora antes ou 4 a 6 horas após a colestiramina.

Antiepilépticos, particularmente fenitoína, primidona e fenobarbital, ocasionalmente podem causar anemia macrocítica, a qual responde ao ácido fólico. Isto se deve à indução enzimática, causada pelo aumento dos antiepilépticos, da necessidade de ácido fólico para realizar as hidroxilações.

Antimaláricos, como a pirimetamina, podem interferir na conversão do folato no ácido tetraidrofólico ativo, causando anemia macrocítica.

Metotrexato, um antagonista do folato, pode causar anemia megaloblástica, especialmente a longo prazo.

Antibióticos, como cloranfenicol e cotrimoxazole, podem interferir no metabolismo de folato.

Sulfasalazina pode reduzir a absorção de ácido fólico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.