Quais cuidados devo ter ao usar o Neodex N?
A redução gradual da posologia é necessária para se evitar o aparecimento de insuficiência adrenocortical secundária, acarretando redução do poder de defesa contra infecções, que podem resultar da retirada muito rápida do medicamento.
Devido à presença de sulfato de neomicina no creme, o seu uso por tempo prolongado pode favorecer o crescimento de microrganismos não sensíveis, incluindo fungos.
Medicamento imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.
Uso em crianças
As crianças de qualquer idade, em tratamento prolongado com corticosteroides, devem ser cuidadosamente observadas quanto ao seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, o uso em crianças menores de 6 anos de idade só é aconselhável quando não houver alternativa.
Uso na gravidez e amamentação
O uso de Neodex® N em mulheres grávidas não é seguro, portanto, recomenda-se que nestes casos seja feita uma avaliação pelo médico da relação risco/benefício.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício. Quando utilizado, pode ser necessária monitorização clínica e/ou laboratorial do lactente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Os corticosteroides são excretados no leite materno e podem, além de outros efeitos indesejáveis, inibir o crescimento, portanto, mulheres na fase de lactação não devem fazer uso do medicamento.
Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.
Uso por idosos
O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos de idade) requer prescrição e acompanhamento médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)