Quais cuidados devo ter ao usar o Natus Gerin?
Devido a presença do Panax ginseng na associação, pacientes que fazem uso de anticoagulante oral só podem fazer uso de Natus Gerin® sob supervisão médica, devido ao risco de sangramento.
Pacientes diabéticos devem consultar um médico antes de utilizar Natus Gerin®, devido á presença do Panax ginseng que pode reduzir levemente os níveis de glicose no sangue.
O uso de Panax ginseng em pacientes com alterações cardíacas importantes deve ser evitado, e o uso em pessoas com alterações leves e moderadas da pressão arterial deve ser feito sob orientação médica. O Panax ginseng só deve ser administrado por no máximo três meses.
Natus Gerin® contém vitamina C e pacientes com tendência à formação de cálculo renal (pedras nos rins) devem ter precauções.
Em pacientes com insuficiência renal, doses de vitamina C devem ser administradas sob supervisão médica.
Doses elevadas de piridoxina estão associadas com o desenvolvimento de graves neuropatias periféricas. Doses de vitamina A acima de 25.000 UI podem causar toxicidade aguda.
Deve-se ter cuidado ao utilizar Natus Gerin® se você for portador de algumas das seguintes doenças:
Bronquite aguda, doença de Addison, bócio, hipertireoidismo, desidratação, tuberculose, doenças gástricas, doença de Wilson, hemocromatose, problemas cardíacos, carcinoma da mama, endometriose e problemas pulmonares.
Pacientes idosos
A dose de sulfato ferroso pode ser aumentada, pois há pouca resposta a doses convencionais.
Compostos de ferro podem agravar a sobrecarga deste elemento em pacientes com anemias que são originárias da carência de ferro.
A vitamina B1 (presente em Natus Gerin®) deve ser utilizada com precauções por pacientes com dermatite de contato, alcoolismo, gastrectomia, hipertireoidismo, doença do trato hepatobiliar e doença intestinal.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)