Como usar o Nabota?
Nabota® é um medicamento, e deve ser aplicado somente por profissional de saúde devidamente habilitado.
Nabota® deve ser injetado via intramuscular.
Nabota® não deve ser injetado no sangue.
O profissional de saúde poderá lhe fornecer informações detalhadas a respeito das doses terapêuticas, que dependem da indicação clínica e da intensidade dos sintomas.
Preparo e diluição do produto
O profissional de saúde responsável pela aplicação de Nabota® deve realizar sua reconstituição antes de injetá-lo nos músculos. O produto deve ser diluído com solução salina estéril (cloreto de sódio 0,9%), livre de conservantes.
Como nem o produto, nem o diluente contêm conservantes, cada frasco de Nabota® deve ser usado por um único paciente.
Uso para a melhora da aparência das rugas glabelares
Utilizando uma agulha estéril, o profissional de saúde deve injetar o produto em cada um dos cinco pontos indicados na figura:

A dose eficaz para a melhora da aparência das rugas glabelares é determinada pela observação visual da capacidade do paciente de ativar os músculos superficiais injetados.
O período de cada tratamento é de aproximadamente três a quatro meses. Não é recomendada maior frequência de injeção de Nabota®.
Tipicamente, as doses iniciais de toxina botulínica melhoram a aparência das rugas de um a dois dias após a injeção nos músculos afetados, aumentando em intensidade durante a primeira semana.
Uso para a melhora da aparência das rugas perioculares
Utilizando uma agulha estéril, o profissional de saúde deve injetar o produto em 3 locais de cada lado do rosto. Se as rugas no sorriso máximo estiverem localizadas acima e abaixo da linha média do olho, a injeção é dada de acordo com a Figura A, e se as rugas estiverem abaixo da linha média do olho, a injeção é dada de acordo com a Figura B.
A melhora clínica das rugas perioculares é observada dentro das primeiras quatro semanas após a injeção de Nabota® e a duração do efeito é de, aproximadamente, 3 meses.
Uso para o tratamento da espasticidade focal dos membros superiores
Utilizando uma agulha estéril, o profissional de saúde deve injetar o produto nos músculos afetados. A dose exata e o número de locais de injeção podem ser adaptadas para cada paciente, com base no tamanho, número e localização dos músculos envolvidos, na gravidade da espasticidade, na presença de fraqueza muscular local e na resposta do paciente a tratamentos anteriores.
A melhora clínica da espasticidade foi observada dentro das primeiras quatro semanas após a injeção de Nabota®.
A dose recomendada é de até 360 unidades, distribuídas entre os músculos envolvidos.
Uso para o tratamento de blefaroespasmo benigno essencial
Utilizando uma agulha estéril, o profissional de saúde deve injetar o produto nos músculos das pálpebras superior e inferior.
A melhora clínica dos espasmos é observada dentro das primeiras quatro semanas após a injeção de Nabota® e a duração do efeito é de, aproximadamente, 3 meses.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)