Quais cuidados devo ter ao usar o Mycospor?
Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade (alergia) a outros agentes antifúngicos imidazólicos (por ex.: econazol, clotrimazol e miconazol) devem ter cautela ao utilizar medicamentos que contenham bifonazol.
Se os sintomas continuarem/persistirem após tratamento, procure orientação médica. Mantenha fora do alcance das crianças.
Deve-se evitar o contato de Mycospor® creme com os olhos. Não ingerir o produto.
Uso em crianças
Não foram realizados estudos aprofundados em crianças. A partir do levantamento de dados clínicos relatados, não existem indicativos de efeitos prejudiciais do uso de Mycospor® creme em crianças. Em bebês e crianças, Mycospor® creme deve ser utilizado somente com orientação médica.
Fertilidade
Estudos pré-clínicos não demonstraram evidências de que o bifonazol comprometa a fertilidade masculina ou feminina.
Gravidez e amamentação
Estudos feitos em humanos não demonstraram efeitos prejudiciais à mãe e à criança quando bifonazol é utilizado durante a gravidez. Entretanto, não existem dados clínicos disponíveis. Como medida de precaução é preferível evitar o uso de bifonazol durante o primeiro trimestre de gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não se sabe se o bifonazol é excretado (eliminado) no leite materno. A excreção de bifonazol no leite materno tem sido estudada em animais. Dados farmacodinâmicos e toxicológicos disponíveis, realizados em animais demonstraram excreção de bifonazol ou seus metabólitos no leite. Portanto, a amamentação deve ser descontinuada (suspensa) durante o tratamento com bifonazol.
Alteração na capacidade de dirigir ou operar máquinas
Mycospor® creme não influencia a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)