Como usar - Minipress SR

Bula Minipress SR

Princípio ativo: Cloridrato de Prazosina

Classe Terapêutica: Anti-Hipertensivos Puro-Ação Periférica

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Minipress SR?

Minipress® SR pode ser utilizado como medicamento inicial isolado ou em esquemas associados a um diurético (medicamentos que reduzem a pressão por aumento da eliminação de líquidos pelos rins) e/ou a outros fármacos antihipertensivos (que reduzem a pressão arterial), conforme seja necessário para uma resposta adequada do paciente. Durante a primeira semana, a dose de Minipress® SR deve ser ajustada de acordo com a tolerabilidade individual e com a resposta do paciente, que geralmente ocorre dentro de 1 a 14 dias caso venha ocorrer com uma dose específica. Quando a resposta é observada, a terapia deve ser mantida com a mesma dose até que se obtenha um nível de resposta estabilizado, antes de aumentar novamente a dose. Para a obtenção de um efeito máximo, pequenos aumentos na dose devem ser continuados até que o efeito desejado ou a dose diária total de 20 mg seja atingida. A dose de manutenção de Minipress® SR deve ser administrada uma vez ao dia.

Pacientes sem tratamento anti-hipertensivo (para pressão alta) prévio

É recomendável que a terapia com Minipress® SR seja iniciada com 1 mg antes de dormir, seguindo-se de 1 mg uma vez ao dia por 3 a 7 dias; esta dose deverá ser aumentada para 2 mg, administrada uma vez ao dia, por mais 3 a 7 dias e, mais tarde, aumentada para 4 mg uma vez ao dia. Em seguida, baseada na resposta do paciente ao efeito hipotensor, a dose poderá ser aumentada gradativamente até uma dose diária máxima de 20 mg, administrada uma vez ao dia.

Pacientes recebendo diurético com controle inadequado da pressão arterial

O diurético deve ser reduzido a um nível de dose de manutenção para o produto considerado e iniciar o tratamento com Minipress® SR na dose de 1 mg à noite, seguido de doses únicas diárias de 1 mg. Após o período inicial de observação, aumentos gradativos na dose de Minipress® SR devem ser adequados à resposta do paciente até a dose máxima total de 20 mg ao dia.

Pacientes recebendo outros agentes anti-hipertensivos, mas com controle inadequado da pressão arterial

Uma vez que alguns efeitos adicionais podem ocorrer, a dose dos outros agentes (por ex.: agentes bloqueadores betaadrenérgicos, metildopa, reserpina, clonidina, etc.) deve ser reduzida e o tratamento com Minipress® SR deve ser iniciado na dose de 1 mg à noite, seguidos de doses de 1 mg uma vez ao dia. Ajustes posteriores deverão ser realizados dependendo da resposta do paciente. Há evidências de que a adição de Minipress® SR a agentes bloqueadores beta-adrenérgicos, antagonistas do cálcio (como diltiazem, verapamil e nifedipina) ou inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) (como o captopril e o enalapril) pode levar a uma redução substancial da pressão arterial. Portanto, uma dose inicial menor é altamente recomendada.

Pacientes com disfunção renal (dos rins) moderada a grave

Até o momento, as evidências mostram que Minipress® SR não compromete a função renal quando utilizado em pacientes portadores de disfunção renal. Uma vez que alguns pacientes com esse problema têm respondido a pequenas doses de cloridrato de prazosina, é recomendado que o tratamento seja iniciado com 1 mg de Minipress® SR diariamente e a dose aumentada com cautela.

Uso em Crianças

Minipress® SR não é recomendado para o tratamento de crianças com idade inferior a 12 anos uma vez que a segurança para sua utilização nessa população ainda não foi estabelecida.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Minipress SR?


Caso você esqueça de tomar Minipress® SR no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.