Quais cuidados devo ter ao usar o Metalyse?
Metalyse deve ser prescrito por médicos com experiência com esse tratamento, e em condições de monitorar o seu uso, além de ter disponíveis medicamentos e equipamentos para ressuscitação. Isto não impede o uso de Metalyse antes da chegada ao hospital, por exemplo, em uma ambulância. Metalyse não deve ser usado se estiver programada imediata desobstrução da artéria do coração por meio de cateterismo.
A complicação mais frequente durante o tratamento com Metalyse é o sangramento. O uso concomitante de heparina pode contribuir para ocorrência de sangramento.
Sob as condições a seguir, deve-se avaliar cuidadosamente o uso de Metalyse por causa dos riscos potenciais de hemorragia:
- Pressão arterial sistólica (o número mais alto na medida da pressão arterial) maior que 160 mmHg;
- Sangramento gastrintestinal ou geniturinário nos últimos 10 dias;
- Qualquer injeção intramuscular recente (últimos 2 dias);
- Paciente com idade acima de 75 anos;
- Peso corpóreo abaixo de 60 Kg;
- Doença vascular cerebral;
- Se você estiver tomando anticoagulante oral, seu médico poderá usar Metalyse se o anticoagulante não estiver sendo efetivo.
Podem ocorrer arritmias (alteração do ritmo cardíaco) após o sangue voltar a circular no músculo do coração, que podem requerer tratamento convencional para arritmias e/ou podem levar à parada cardíaca e a morte. O uso de Metalyse pode aumentar o risco de tromboembolismo (a migração de coágulos) em pacientes com trombo no lado esquerdo do coração.
Não há dados disponíveis sobre os impactos de Metalyse na fertilidade. Há dados limitados sobre o uso de Metalyse em mulheres grávidas. Metalyse não é considerado causador de danos ao embrião ou feto.
Não se sabe se o princípio ativo de Metalyse é excretado no leite humano.
Em caso de utilização por pacientes amamentando, consulte orientação médica para avaliar a interrupção da amamentação nas primeiras 24 horas após o uso de Metalyse.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso de Metalyse em crianças (abaixo de 18 anos) não é recomendado, pois não há dados disponíveis sobre segurança e eficácia nesta população.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)