Quais cuidados devo ter ao usar o Medato?
Medato® (cloridrato de metilfenidato) só poderá ser prescrito por um médico.
Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente, mesmo que sejam diferentes da informação geral contida nesta bula.
Medato® (cloridrato de metilfenidato) deve ser utilizado com cuidado se você:
- Apresentar ereções anormais ou frequentes e dolorosas do pênis sob tratamento ou após descontinuação de cloridrato de metilfenidato. Isto pode ocorrer em qualquer faixa etária e pode precisar de tratamento médico urgente. Se isso ocorrer, fale com seu médico imediatamente;
- Sentir a combinação dos seguintes sintomas: agitação, tremores, contrações musculares repentinas, temperatura elevada anormal, náuseas e vômitos enquanto toma metilfenidato com medicamentos que elevam o nível da serotonina do corpo (medicamentos serotoninérgicos, como por exemplo, aqueles usados para tratar depressão, como sertralina e venlafaxina), interrompa o tratamento com metilfenidato e o medicamento que aumenta o nível da serotonina no corpo e informe seu médico imediatamente;
- Tem histórico de abuso de álcool ou droga;
- Tem desmaios (epilepsia, convulsões, crises epilépticas);
- Tem pressão sanguínea alta (hipertensão);
- Tem qualquer anormalidade cardíaca (por exemplo, anormalidade cardíaca estrutural);
- Tem qualquer outro problema cardíaco corrente ou passado;
- Tenha ou teve qualquer distúrbio nos vasos sanguíneos cerebrais, por exemplo enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos (aneurisma), acidente vascular cerebral, inflamação dos vasos sanguíneos (vasculites);
- Tem distúrbios mentais agudos que causam pensamentos e percepções anormais (psicose) ou fazem você sentir excitação anormal, atividade aumentada e desinibida (mania aguda) – seu médico dirá se você apresenta estas doenças;
- Tem sintomas psicóticos como ver ou sentir coisas que não estão presentes (alucinações);
- Tem comportamento agressivo;
- Tem pensamentos ou comportamentos suicidas;
- Tem tiques motores ou se qualquer outro membro da família tenha tiques. Os sinais de tiques são difíceis de controlar, ocorre repetida contração em todas as partes do corpo ou repetição de sons e palavras.
Caso qualquer uma destas condições se aplicar a você, informe ao seu médico. O médico decidirá se você pode começar ou continuar a tomar Medato® (cloridrato de metilfenidato) .
Algumas crianças tomando Medato® (cloridrato de metilfenidato) por um período longo podem ter um crescimento mais lento que o normal, mas elas geralmente o recuperam quando o tratamento é interrompido.
Não há evidências que pacientes com TDAH fiquem viciados em Medato® (cloridrato de metilfenidato) ou que eles tendam a abusar de drogas durante a vida.Medato® (cloridrato de metilfenidato) como todos os medicamentos que contêm estimulantes do sistema nervoso central, será prescrito a você apenas sob supervisão médica próxima e após diagnóstico adequado.
Monitoramento durante o tratamento Medato® (cloridrato de metilfenidato)
Para verificar se o uso de Medato® (cloridrato de metilfenidato) está associado a qualquer efeito indesejado, o médico irá verificar seus indicadores gerais de saúde periodicamente (por exemplo, pressão sanguínea, frequência cardíaca) e também vai acompanhar o crescimento de crianças que tomam cloridrato de metilfenidato. Os testes de sangue serão realizados para monitorar a quantidade de células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) caso o paciente tome Medato® (cloridrato de metilfenidato) por um longo período.
Se você for submetido a uma cirurgia
Se você for submetido a uma operação, informe ao médico que você está em tratamento com cloridrato de metilfenidato. Você não deve tomar Medato® (cloridrato de metilfenidato) no dia de sua operação, se um determinado tipo de anestésico for usado. Isso ocorre porque há possibilidade de aumento súbito da pressão arterial durante a operação.
Teste para drogas
Medato® (cloridrato de metilfenidato) pode dar resultado falso positivo em testes para o uso de drogas. Isto inclui testes utilizados no esporte.
Este medicamento pode causar doping.
Crianças e adolescentes
Medato® (cloridrato de metilfenidato) não é recomendado para crianças com menos de 6 anos de idade.
Dirigir e operar máquinas
Medato® (cloridrato de metilfenidato) pode causar tonturas, sonolência, visão embaçada, alucinações ou outras reações adversas do sistema nervoso central, que podem afetar a concentração. Se você sentir estes sintomas, não deve dirigir veículos ou operar máquinas, ou envolver-se em qualquer outra atividade em que precisa estar atento.
Gravidez e lactação
Gravidez
Informe ao seu médico se você está grávida ou achar que pode estar grávida.
Medato® (cloridrato de metilfenidato) não deve ser usado durante a gravidez, a não ser que seja especificamente prescrito pelo seu médico.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Amamentação
Informe ao seu médico se você está amamentando. Não amamente durante o tratamento com cloridrato de metilfenidato. A substância ativa do Medato® (cloridrato de metilfenidato) pode passar para o leite humano.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)