Como usar o Medato?
O médico irá decidir a dose mais adequada de acordo com a necessidade individual do paciente e da sua resposta. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Não exceda a dose recomendada.
Quando e como tomar Medato® (cloridrato de metilfenidato)
Tome Medato® (cloridrato de metilfenidato) uma ou duas vezes ao dia (por exemplo, no café da manhã e/ou almoço). Engula o comprimido com água.
Em alguns pacientes Medato® (cloridrato de metilfenidato) pode causar insônia. Para evitar dificuldade em adormecer, a última dose de Medato® (cloridrato de metilfenidato) deve ser tomada antes das 18 horas, a menos que o seu médico tenha recomendado diferente.
Quanto tomar
Não altere a dose sem falar com o seu médico.
Se você tem a impressão de que o efeito do Medato® (cloridrato de metilfenidato) é muito forte ou muito fraco, fale com o seu médico.
Crianças
O médico irá dizer-lhe quantos comprimidos de Medato® (cloridrato de metilfenidato) dar para a criança. O médico irá iniciar o tratamento com uma dose baixa e aumentá-la gradualmente, conforme necessário.
A dose diária máxima recomendada é de 60 mg.
Adultos
O seu médico irá dizer-lhe exatamente quantos comprimidos tomar. A dose diária habitual é de 20 a 30 mg, mas alguns pacientes podem necessitar de mais ou menos do que isso.
A dose diária máxima recomendada é de 60 mg para o tratamento da narcolepsia e de 80 mg para o tratamento do TDAH.
Por quanto tempo tomar
Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico.
Não o use mais, com mais frequência e por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. Se usado de forma inadequada, este medicamento pode causar dependência.
O tratamento para TDAH varia na duração de paciente para paciente. Ele pode ser interrompido durante ou depois da puberdade.
O médico pode descontinuar Medato® (cloridrato de metilfenidato) periodicamente para ver se ele ainda é necessário.
Se você parar de tomar Medato® (cloridrato de metilfenidato)
Não pare de tomar Medato® (cloridrato de metilfenidato) sem falar com o seu médico. Pode ser necessário reduzir a dose diária gradativamente antes de parar completamente. Você vai precisar de supervisão médica após interromper o tratamento.
Para partir o comprimido, caso seja necessário o ajuste de dose
- Segure a metade do comprimido entre o dedo indicador e o polegar.
- Com o polegar da outra mão, exerça forca para baixo na outra parte do comprimido até quebrar o mesmo, conforme figura abaixo:

- Após partição, recolocar a outra metade no blíster rompido e consumi-la em até no máximo 24 horas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)