Quais cuidados devo ter ao usar o Mavenclad?
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Mavenclad®.
Exame de sangue
Será necessário realizar exame de sangue antes de iniciar o tratamento para verificar se pode tomar Mavenclad®. O médico também solicitará exames de sangue durante e após o tratamento para verificar se pode continuar tomando Mavenclad® e que não está desenvolvendo complicações resultantes do tratamento.
Infecções
Será necessário ser submetido a exames para verificar se apresenta qualquer infecção antes de iniciar tratamento com Mavenclad®. É importante falar com o seu médico se acredita ter uma infecção.
Sintomas de infecções podem incluir:
- Febre, sensação de dor, dores nos músculos, dores de cabeça, sensação geral de mal-estar ou perda de apetite. O seu médico pode adiar o tratamento ou interrompê-lo até a infeção desaparecer.
Herpes zoster
Pode ser necessária vacinação contra o vírus da Varicella zoster antes de iniciar o tratamento. Nesse caso, será preciso esperar entre 4 a 6 semanas para a vacina ter efeito. Informe imediatamente o seu médico se apresentar sintomas de herpes zoster, uma complicação frequente de Mavenclad® e que pode requerer um tratamento específico.
Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP)
Caso acredite que sua esclerose múltipla está se agravando ou se detectar quaisquer sintomas novos, como alterações no humor ou comportamento, lapsos de memória, dificuldades na fala e comunicação, fale com o seu médico assim que possível. Estes sintomas podem ser de uma doença rara do cérebro causada por uma infecção e é chamada leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP). A LEMP é uma condição muito séria que pode causar incapacidade grave ou mesmo a morte.
Embora a LEMP não tenha sido observada com Mavenclad®, poderá ser necessária, por precaução, a realização de exame por RMN (ressonância magnética nuclear) da cabeça antes de iniciar o tratamento.
Câncer
Foram observados casos isolados de câncer em pacientes tratados com cladribina em estudos clínicos. Fale com o seu médico se já teve câncer. O seu médico decidirá quais as melhores opções de tratamento para você. Como medida de precaução, siga as recomendações padrão para detecção do câncer, conforme orientado pelo seu médico.
Contracepção
Homens e mulheres devem utilizar métodos anticoncepcionais eficazes durante o tratamento com Mavenclad® e por pelo menos seis meses após a última dose. Esse cuidado é importante porque Mavenclad® pode causar lesões graves no bebê.
Transfusões de sangue
Caso necessite de transfusões de sangue, informe seu médico de que está tomando Mavenclad®. O sangue pode ter de ser irradiado para evitar complicações.
Mudança de tratamentos
Se durante o tratamento da esclerose múltipla você mudar de outros tratamentos para Mavenclad®, o seu médico verificará se as contagens de células do sangue (linfócitos) estão normais antes de iniciar o tratamento.
Se mudar de Mavenclad® para outros tratamentos fale com seu médico. Poderá haver uma sobrecarga do efeito no seu sistema imune.
Problemas de fígado
Fale com seu médico antes de tomar Mavenclad® se tiver problemas de fígado. Foram relatadas lesões hepáticas em pacientes tratados com Mavenclad®. O seu médico deve providenciar exames de sangue para verificar o funcionamento do seu fígado antes de iniciar o tratamento com Mavenclad®.
Contate seu médico imediatamente se apresentar algum dos seguintes sintomas:
- Náusea inexplicada, vômito, dor abdominal, fadiga, anorexia (transtorno alimentar) ou icterícia (coloração amarelada da pele e/ou olhos) e/ou urina escura.
Problemas nos rins
Fale com seu médico antes de tomar Mavenclad® se tiver problemas nos rins. A segurança e eficácia em pacientes com insuficiência renal moderada ou grave não foram estabelecidas. Por isso, Mavenclad® é contraindicado nestes pacientes.
Crianças e adolescentes
A utilização de Mavenclad® não é recomendada em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, uma vez que seu uso não foi investigado neste grupo de pacientes.
Pacientes acima de 65 anos
Os estudos clínicos realizados com cladribina oral não incluíram pacientes com mais de 65 anos de idade; portanto, não se sabe se eles respondem de forma diferente dos pacientes mais jovens. Recomenda-se cautela quando Mavenclad® for utilizado em pacientes idosos, levando em consideração a maior possibilidade de ocorrência de problemas no fígado e nos rins, doenças concomitantes e tratamentos com outros medicamentos.
Gravidez e amamentação
Não tome Mavenclad® se estiver grávida ou tentando engravidar. Isto é importante porque Mavenclad® pode causar lesões graves no bebê.
Métodos anticoncepcionais eficazes devem ser utilizados para evitar engravidar durante tratamento com Mavenclad® e por 6 meses após a última dose. Fale com seu médico se estiver tomando anticoncepcionais hormonais (conhecidos popularmente como “pílula”). Um segundo método anticoncepcional deve ser empregado durante tratamento com Mavenclad® e por pelo menos 4 semanas após a última dose. Se engravidar após mais de 6 meses depois da última dose no ano 1 não se espera qualquer risco de segurança, porém não será possível receber tratamento com Mavenclad® enquanto estiver grávida.
Pacientes masculinos devem utilizar métodos anticoncepcionais eficazes para evitar que suas parceiras engravidem enquanto estão sendo tratados com Mavenclad® e durante 6 meses após a última dose.
O seu médico irá orientar sobre os métodos anticoncepcionais apropriados.
Não tome Mavenclad® se estiver amamentando. Caso seu médico determine que o uso de Mavenclad® é imprescindível, ele irá aconselhá-la a interromper a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Direção de veículos e operação de máquinas
São nulos os efeitos de Mavenclad® sobre a capacidade de dirigir e utilizar máquinas.
Mavenclad® contém sorbitol
Caso tenha sido informado pelo seu médico que você tem intolerância a alguns açúcares, informe seu médico antes de tomar este medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)