Reações Adversas - Luveris

Bula Luveris

Princípio ativo: Alfalutropina

Classe Terapêutica: Gonadotrofinas Incluindo Outros Estimulantes Para Ovulação

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Luveris?

Assim como todos os medicamentos, Luveris® pode causar reações adversas, embora isto não ocorra com todos os pacientes.

Efeitos secundários graves

Reações alérgicas, tais como erupção na pele, vermelhidão da pele, urticária, inchaço do rosto com dificuldades em respirar, podem tornar-se graves às vezes. Estes efeitos secundários são muito raros (ocorrendo em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).

Dor abdominal inferior em combinação com náuseas ou vômitos podem ser os sintomas da Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (OHSS). Isto pode indicar que os ovários reagiram excessivamente ao tratamento e se desenvolveram cistos ovarianos de grande dimensão. Este efeito secundário é comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).

Caso a dor abdominal seja séria e os outros sintomas estejam presentes, não aplique mais nenhuma injeção e entre em contato com seu médico o mais rápido possível. Um exame cuidadoso de seu médico determinará se seus ovários responderam excessivamente ao tratamento. Caso isso ocorra, seu médico pode interromper o tratamento com o Luveris® e o FSH recombinante e não aplicar hCG para impedir uma OHSS mais grave.

Complicações graves de coagulação sanguínea (fenômenos tromboembólicos) normalmente em combinação com OHSS grave podem acontecer muito raramente (ocorrendo em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Podem causar dor no peito, falta de ar, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Para evitar reações graves, fale com um médico imediatamente se sentir algum dos sintomas acima.

Outros efeitos secundários comuns (ocorrendo entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) são:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas, vômitos, diarreia, desconforto abdominal ou dor abdominal;
  • Cistos ovarianos, dor na mama e dor pélvica;
  • Reações no local da injeção, tais como dor, vermelhidão ou inchaço.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.