Lubris, para o que é indicado e para o que serve?

Lubris é indicado como lubrificante e umidificante ocular para alívio imediato do desconforto ocular e conforto prolongado. Sua propriedade lubrificante promove melhora dos sintomas relacionados ao ressecamento ocular, como por exemplo irritação, ardor, coceira, sensação de areia e corpo estranho e desconforto dos olhos, que podem ser causados pela exposição ao vento, sol, calor, ar seco, fumaça, ar-condicionado, exposição prolongada às telas de computador/celular/TV. Além de proteção prolongada a superfície ocular.

Lubris tem ação reumidificante para melhorar o desconforto relacionado ao uso de lentes de contato. Pode ser utilizado com lentes de contato.

Lubris é sem conservantes e contém substâncias que lhe conferem características semelhantes da lágrima natural, proporcionando melhor aderência a superfície ocular agindo como protetor contra as irritações oculares.

Como o Lubris funciona?

O principal componente de Lubris é a carmelose, um polissacarídeo de alto peso molecular. As propriedades físicas da carmelose, como viscosidade e mucoadesão, permitem que a substância possua um tempo de retenção prolongado na superfície do olho. Tais características proporcionam maior estabilidade para o filme lacrimal natural, prevenindo a evaporação das lágrimas. Assim o volume lacrimal fisiológico é mantido, resultando em maior hidratação e conforto ocular.

Quais as contraindicações do Lubris?

Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Como usar o Lubris?

Você deve usar este produto exclusivamente nos olhos.

  1. Lavar bem as mãos.
  2. Segurar o frasco diretamente abaixo da tampa e gire a tampa para abrir o frasco. Não toque o conta-gotas no olho ou na pálpebra e não permita que o conta-gotas entre em contato com a face, dedos ou qualquer outra superfície para evitar sua contaminação.
  3. Inclinar ligeiramente a cabeça para trás e posicione o frasco de cabeça para baixo acima do olho. 4
  4. Puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo e olhar para cima. Pressione levemente a base do frasco para administrar a gota na bolsa formada entre a pálpebra e o olho. Observe que pode haver um atraso de alguns segundos entre o aperto e a queda da gota. Aperte levemente o frasco para que não ocorra a formação de jato. Instilar a quantidade de gotas recomendada.
  5. Soltar a pálpebra inferior e tentar manter o olho aberto, sem piscar, por alguns segundos.
  6. Pisque algumas vezes para que a gota se espalhe igualmente na superfície ocular.
  7. Agite o frasco uma vez para baixo para remover qualquer solução remanescente do topo. Tampe o frasco imediatamente após o uso.

A posologia usualmente recomendada é de 1 a 2 gotas do produto em cada olho, sempre que necessário. O frasco deve ser imediatamente fechado após cada instilação.

Quais cuidados devo ter ao usar o Lubris?

No caso de aparecimento de dor, alterações da visão, ou se ocorrer piora ou persistência da vermelhidão ou da irritação dos olhos após a utilização do produto, suspenda imediatamente o seu uso e procure o seu médico.

Advertências do Lubris


Uso tópico ocular.

Manter fora do alcance das crianças.

Não ingerir.

Não diluir ou misturar o produto com outras soluções.

Para evitar contaminação ou possíveis danos aos olhos, lavar bem as mãos antes e depois de manusear o frasco e não tocar a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em qualquer outra superfície. O mesmo frasco não deve ser utilizado por mais de uma pessoa.

Não utilizar o produto após a data de validade. Não utilizar caso haja violação e/ou danos no frasco. Não utilizar se ocorrer modificação da coloração da solução ou se a solução se tornar turva.

Consulte seu médico no caso de utilização de outro produto oftálmico durante a utilização de Lubris.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lubris?

As reações adversas observadas nos estudos clínicos realizados com Carmelose Sódica, por ordem de frequência, foram:

  • Reação comum (> 1/100 e < 1/10): irritação, queimação e desconforto ocular, distúrbios visuais.
  • Reação incomum (> 1/1000 e 1/100): secreção nos olhos, dor nos olhos, prurido ocular e hiperemia palpebral.

Outras reações adversas relatadas após a comercialização de Carmelose Sódica foram:

  • Sensação de corpo estranho nos olhos, hiperemia ocular, hipersensibilidade incluindo alergia ocular com sintomas e inchaço dos olhos, edema ou eritema da pálpebra.

Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

Apresentações do Lubris

Solução oftálmica estéril 0,5%

Lubris é uma solução fornecida em um frasco de doses múltiplas Novelia® PureFlow®. Novelia® PureFlow® é um dispositivo com tecnologia inovadora que mantém o conteúdo de recipientes multidoses estéril durante seu uso, esta embalagem possui um sistema de filtro de 0,2 μm que bloqueia o ingresso de contaminantes na solução sem o uso de conservantes. 

Contém 1 frasco plástico gotejador.

Uso externo.

Qual a composição do Lubris?

O produto Lubris é uma solução oftálmica composta por carmelose sódica, ácido bórico, cloreto de cálcio di-hidratado, cloreto de magnésio hexaidratado, cloreto de potássio, cloreto de sódio, borato de sódio, água para injetáveis, ácido clorídrico e hidróxido de sódio para ajuste do pH.

Sem conservantes.

Produto estéril pelo método de filtração.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lubris com outros remédios?

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Qual a ação da substância do Lubris?

Resultado de Eficácia


Os indivíduos com olho seco foram incluídos em um estudo de grupos paralelos de 3 meses, randomizado, para comparar a segurança e eficácia de 3 lubrificantes oculares.

Não houve diferença estatisticamente significativa entre os três grupos em relação à incidência dos eventos adversos relacionados ao tratamento, sendo que nenhum evento foi considerado sério.

No grupo tratado com Carmelose Sódica, houve melhora estatística e clinicamente significativa observada pelos resultados obtidos no questionário Index da Doença para Superfície Ocular (OSDI), nos sintomas de secura ocular, teste de Schirmer, estabilidade do filme lacrimal, manchas na córnea e conjuntiva e na avaliação do conforto observado nas visitas de acompanhamento.

Os questionários de conforto e aceitabilidade indicaram que a Carmelose Sódica foi aceita pela maioria dos indivíduos do estudo, em todos os aspectos avaliados.1

Referências Bibliográficas

1 Study AG9689-001: A Multi-Center, Double-Masked, Randomized, Parallel-Group Study to Compare the Efficacy and Safety of an Investigational Multi-Dose Lubricant Eye Drop with Refresh Tears® and Systane® Lubricant Eye Drops for Three Months in Subjects with Dry Eye. Allergan, 2009.

Características Farmacológicas


Carmelose Sódica contém uma série de substâncias que lhe conferem semelhança com a lágrima natural.

O princípio ativo, a Carmelose Sódica (carboximetilcelulose sódica ou CMC), combina-se com as próprias lágrimas do paciente para proporcionar melhora imediata da irritação, ardor e secura ocular, que podem ser causados por exposição ao vento, sol, calor, ar seco e proporciona maior conforto durante o uso de lentes de contato. O modo de ação da Carmelose Sódica como lubrificante é completamente mecânico para cobrir e proteger a superfície ocular. Não há atividade farmacológica.

Farmacocinética e Metabolismo Clínico

Não foram realizados estudos farmacocinéticos clínicos ou não clínicos. A Carmelose Sódica é farmacologicamente inerte e devido ao seu alto peso molecular, não é esperado que seja absorvida sistemicamente após a administração tópica de Carmelose Sódica.

Como devo armazenar o Lubris?

O vencimento é indicado em cada embalagem individual.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Depois de aberto, o produto poderá ser usado por até 120 dias. Após esse período, descarte o produto mesmo que reste conteúdo em seu frasco.

Descarte o produto de forma responsável e de acordo com as orientações locais (o frasco poderá ser descartado como lixo comum; a embalagem e o folheto são recicláveis).

Dizeres Legais do Lubris

Registro: 80356610004

Farmacêutica Responsável:
Carla Rodrigues de Souza Andretta
CRF-SP n° 25.090 

Detentor do registro:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 - 200 andar - São Paulo - SP
CNPJ 60.659.463/0029-92
Indústria Brasileira

Fabricante
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. das Nações Unidas, 22.428 – SP/SP
CNPJ.: 60.659.463/0031-07
Indústria Brasileira

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.