População Especial - Lopinavir + Ritonavir Laboratório Cristália

Bula Lopinavir + Ritonavir Laboratório Cristália

Princípio ativo: Lopinavir + Ritonavir

Classe Terapêutica: Inibidores Da Protease

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

População Especial do Lopinavir + Ritonavir Laboratório Cristália

Uso em crianças

Os perfis de segurança e ação do medicamento não foram estabelecidos para pacientes com menos de 06 meses de idade. Em pacientes infectados pelo HIV com idades entre 06 meses e 18 anos, o perfil de reações adversas observado durante um estudo clínico foi semelhante ao observado em pacientes adultos. O lopinavir + ritonavir não deve ser administrado uma vez ao dia na população pediátrica.

Uso em idosos

Os estudos clínicos com lopinavir + ritonavir não incluíram um número suficiente de indivíduos com mais de 65 anos para determinar se estes respondem diferentemente ao tratamento em relação a indivíduos mais jovens.

Em geral, deve-se ter cuidado na administração e monitoramento de lopinavir + ritonavir em pacientes idosos devido à maior frequência de função hepática (fígado), renal (rins) ou cardíaca diminuídas e de doenças ou outros tratamentos medicamentosos concomitantes.

Gravidez, fertilidade e reprodução

O lopinavir + ritonavir deve ser usado durante a gravidez somente quando, na opinião do médico, os benefícios potenciais claramente justificarem os possíveis riscos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso na lactação

Por causa do potencial de transmissão do HIV e possíveis reações adversas de lopinavir + ritonavir, as mães devem ser instruídas a não amamentar enquanto estiverem recebendo o lopinavir + ritonavir. É desconhecido se o lopinavir é excretado no leite humano.

Uso em pacientes com insuficiência renal

O lopinavir não foi estudado em pacientes com insuficiência renal (dos rins), entretanto, não são esperadas alterações nesta população de pacientes.

Uso em pacientes com insuficiência hepática

Doses múltiplas de lopinavir + ritonavir em pacientes coportadores de HIV e Vírus da Hepatite C (HCV) com insuficiência hepática (do fígado) leve à moderada, resultaram em aumento de lopinavir no sangue quando comparados com pacientes portadores de HIV com função hepática normal. O lopinavir + ritonavir não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática grave.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.