Quais as contraindicações do Lopinavir + Ritonavir Laboratório Cristália?
O lopinavir + ritonavir é contraindicado, ou seja, não deve ser usado, em pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao lopinavir/ritonavir ou a qualquer componente presente na formulação.
O lopinavir + ritonavir não deve ser administrado em combinação a outros medicamentos cujo mecanismo de eliminação seja o mesmo que o seu e cuja alta concentração no sangue esteja associada a reações adversas graves.
Os medicamentos que não devem ser administrados com o lopinavir + ritonavir são os seguintes: antagonistas alfa1- adrenoceptores (cloridrato de alfuzosina), antibióticos (ácido fusídico), agentes antigotosos (colchinha em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática), benzodiazepínicos (midazolam, triazolam); derivados do ergot (ergotamina, di hidroergotamina, ergonovina e metilergonovina); agentes que atuam na motilidade gastrintestinal (cisaprida); antihistamínicos (astemizol, terfenadina), antipsicóticos (blonanserina, lurasidona e pimozida), produto herbais (erva de São João – Hypericum perforatum), antivirais de ação direta (DAA) para o tratamento da Hepatite C (elbasvir, grazoprevir) inibidores de HMG-CoA redutase (lovastatina, sinvastatina), agonistas de longa duração de beta-adrenoceptores (salmeterol), inibidores da enzima PDE5 (sildenafila* - somente quando utilizada para tratamento da hipertensão arterial pulmonar).
*Ver seção “Quais cuidados devo ter ao usar o Lopinavir + Ritonavir Cristália? para uso da sildenafila em pacientes com disfunção erétil.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)