Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lokelma com outros remédios?
Uma vez que o Ciclossilicato de Zircônio Sódico não é absorvido ou metabolizado pelo organismo, não são esperados efeitos de outros medicamentos sobre sua ação farmacológica e os efeitos sobre outros medicamentos são limitados.
No estudo ZS-009, a administração concomitante com anlodipino, dabigatrana, clopidogrel, atorvastatina, furosemida, glipizida, varfarina, losartana ou levotiroxina não resultou em interações clinicamente significativas. Não foram necessários ajustes de dose ou separação do tempo de administração para estes medicamentos.
O Ciclossilicato de Zircônio Sódico pode aumentar transitoriamente o pH gástrico, o que pode levar a alterações na solubilidade e na cinética de absorção de medicamentos administrados concomitantemente com biodisponibilidade dependente do pH. Portanto, antifúngicos azólicos (cetozonazol, itraconazol, posaconazol), medicamentos anti-HIV (atazanavir, nelfinavir, indinavir, ritonavir, saquinavir, raltegravir, ledipasvir, rilpivirina) e inibidores da tirosina quinase (erlotinibe, dasatinibe e nilotinibe) devem ser tomados 2 horas antes ou depois do Ciclossilicato de Zircônio Sódico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)