Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Livanel com outros remédios?
Informe sempre ao médico que lhe prescreveu Livanel®, quais medicamentos ou produtos fitoterápicos (a base de plantas) que esteja usando, incluindo os medicamentos de prescrição e os isentos de prescrição, vitaminas e suplementos herbais. Informe, também, a qualquer outro médico ou dentista que lhe prescrever outro medicamento, que você usa Livanel®. Alguns medicamentos e produtos herbais podem causar problemas quando você estiver utilizando, particularmente, anticoncepcionais hormonais combinados, assim como Livanel®.
- Há medicamentos que podem fazer com que Livanel® seja menos eficaz para impedir a gravidez, ou podem causar sangramentos vaginais inesperados. Entre eles estão os medicamentos utilizados para tratamento de:
- Epilepsia (por ex., primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rufinamida);
- Tuberculose (por ex., rifampicina e rifabutina);
- Infecções por HIV (ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz);
- Infecções pelo vírus da hepatite C (por exemplo, boceprevir, telaprevir);
- Outras doenças infecciosas (por exemplo, griseofulvina);
- Pressão sanguínea alta nos vasos sanguíneos dos pulmões (por exemplo, bosentana);
- Náusea e vômito devido à quimioterapia (por exemplo, aprepitanto).
- Medicamentos à base da planta Erva de São João (Hypericum perforatum ou St John’s wort) que podem impedir Livanel® de funcionar adequadamente. Se você quiser usar produtos fitoterápicos contendo erva de São João enquanto já estiver usando Livanel®, você deve consultar o seu médico primeiro.
- Se você estiver tomando medicamentos ou produtos fitoterápicos que façam Livanel® menos eficaz, um método anticoncepcional de barreira também deve ser usado. Dado que o efeito de outro medicamento sobre Livanel® pode durar até 28 dias após a interrupção do tratamento, é necessário utilizar um anticoncepcional de barreira adicional durante esse tempo. Observação: Não use Livanel® com preservativo feminino.
- Livanel® também pode interferir no funcionamento de outros medicamentos – tais como ciclosporina e o antiepiléptico lamotrigina.
- Não use Livanel® se você tiver hepatite C e estiver sob tratamento com o regime combinado de medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir com ou sem dasabuvir, pois isso pode causar aumento dos resultados da função hepática em exames de sangue (aumento da enzima do fígado ALT). Livanel® pode ser reiniciado aproximadamente 2 semanas após o término do tratamento com o regime combinado de medicamentos.
- Se você estiver tomando outras combinações de medicamentos para hepatite C (como glecaprevir/pibrentasvir), você pode ter níveis aumentados da enzima do fígado “alanina aminotransferase” (ALT) no sangue.
Mulheres em terapia de reposição hormonal tireoidiana podem necessitar de aumento nas doses de hormônios tireoidianos.
Você pode utilizar absorventes internos durante o uso de Livanel®. O uso de absorventes internos não diminuirá a eficácia e não afetará o funcionamento de Livanel®. Insira Livanel® antes de colocar o absorvente interno. Você deve prestar atenção ao retirar o absorvente para ter certeza que o anel não foi retirado acidentalmente. Se isso ocorrer, simplesmente lave o anel em água fria a morna (não use água quente) e reinsira-o imediatamente.
O uso de produtos espermaticidas ou espumas vaginais não reduzirão a eficácia anticonceptiva de Livanel®.
Durante o uso de Livanel® você não deve utilizar diafragma vaginal como método anticonceptivo alternativo uma vez que Livanel® pode interferir na correta inserção e posicionamento do diafragma.
A quebra do anel ocorreu quando também utilizado com produto vaginal, tal como, um lubrificante ou um tratamento para infecção. O uso de produtos espermaticidas ou espumas vaginais não reduzirão a eficácia anticonceptiva de Livanel®.
Alterações de exames laboratoriais
Se você for submetida a exame de sangue ou de urina, informe ao profissional de saúde responsável que você está usando Livanel®, pois este pode influenciar o resultado de determinados exames laboratoriais.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)