Qual a ação da substância do Limbitrol?
Resultados de Eficácia
Estudo comparativo utilizando Cloridrato de Amitriptilina + Clordiazepóxido (5 mg de clordiazepóxido+12,5 mg de amitriptilina) e Amitriptilina com 49 pacientes com sintomas de depressão e ansiedade mostrou que a combinação (5 mg de clordiazepóxido + 12,5 mg de amitriptilina.) é mais eficaz do que somente 12,5 mg de amitriptilina, mesmo nas fases iniciais do estudo. Com a continuação do tratamento, a superioridade da medicação combinada se tornou mais evidente atingindo significância estatística (p <0,001) após cinco semanas.1
Estudo comparativo utilizando Cloridrato de Amitriptilina + Clordiazepóxido (5mg de clordiazepóxido + 12,5mg de amitriptilina) e placebo. Quarenta pacientes neuróticos com quadros de depressão moderada ou moderadamente severa associada a distúrbio de ansiedade participaram de um estudo duplo-cego placebo e Limbritol(5mg de clordiazepóxido + 12,5mg de amitriptilina). Os resultados foram avaliados semanalmente até a sexta semana tendo a média de resultados atingido melhorias significativas (p <0,01 a 0,001).2
Referências Bibliográficas:
Dis Nerv Syst 31(6):421-6,1970. “Combined therapy in anxiety-depressive syndromes. II.Comparative Effects of Amitriplyne and Limbritol (chlordiazepoxide + amitriptyline)”. Houck JE.
Dis Nerv Syst 31(4):269-73,1970. “Combined therapy in anxiety-depressive syndromes. I.Comparative Effects of Limbritol (chlordiazepoxide + amitriptyline) and Placebo”. Houck JE.
Características Farmacológicas
Propriedades e efeitos
Cloridrato de Amitriptilina + Clordiazepóxidoage especificamente sobre os principais sintomas da depressão: tristeza e ansiedade.
A amitriptilina, substância timoanaléptica, age em duas fases: fase inicial de sedação e relaxamento seguida, em poucos dias, pela fase principal quando se observa o efeito antidepressivo com melhora de humor e aumento da iniciativa.
O clordiazepóxido reduz seletivamente a ansiedade e a tensão psíquica.
Farmacocinética
Ambos os componentes do Cloridrato de Amitriptilina + Clordiazepóxido exercem sua ação no SNC. Estudos prolongados com clordiazepóxido em várias espécies animais sugerem ação no sistema límbico. Evidências recentes indicam que o sistema límbico está envolvido com a resposta emocional. O mecanismo de ação da amitriptilina no homem é desconhecido, mas a droga parece interferir com a recaptação da norepinefrina nas terminações nervosas adrenérgicas. Essa ação pode prolongar a atividade simpática das aminas biogênicas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)