Quais cuidados devo ter ao usar o Ladizac?
Informe seu médico sobre todas as suas condições de saúde, inclusive se você tiver algum problema no fígado, coração ou pulmão, for intolerante à lactose ou se tiver vida sexual ativa.
Informe também se já teve hepatite B, ou se esteve exposto a alguma forma de contágio, como:
- Contato com o sangue, ou com secreções corporais de indivíduos contaminados com o vírus da hepatite B.
Aconselha-se o uso de métodos contraceptivos durante o tratamento para homens e mulheres em idade fértil.
Uso Pediátrico
A segurança e eficácia do dasatinibe em pacientes com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.
Uso em Idosos
Dos 2712 pacientes nos estudos clínicos de dasatinibe, 617 (23%) tinham 65 anos de idade ou mais e 123 (5%) tinham 75 anos ou mais. Nenhuma diferença na eficácia foi observada entre a população de pacientes mais velhos e mais jovens. O perfil de segurança de dasatinibe na população geriátrica foi similar à população mais jovem, entretanto pacientes com 65 anos de idade ou mais foram mais propensos a apresentar eventos adversos, incluindo eventos de retenção de líquidos e dispneia (falta de ar).
Gravidez
O dasatinibe pode causar danos ao feto quando administrado a mulheres gestantes. As mulheres devem evitar a gravidez durante o tratamento com Ladizac®.
Informe seu médico imediatamente se ficar grávida ou planejar engravidar durante o tratamento com Ladizac®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Amamentação
Não se sabe se o dasatinibe é excretado pelo leite materno e se pode prejudicar seu bebê. Dado que muitas drogas são excretadas no leite materno e dado o potencial de efeitos colaterais sérios de dasatinibe em lactentes, discuta com seu médico para decidir se interrompe a amamentação ou descontinua o medicamento, levando em consideração a importância do medicamento para a sua saúde. Não amamente se você estiver tomando Ladizac®.
Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Nenhum estudo sobre o efeito na capacidade de dirigir e operar máquinas foi realizado. Recomenda-se cautela na condução de veículos ou operação de máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)