Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Kefozil?
Reações anafiláticas
Podem ocorrer raramente angioedema, broncoespasmo, mal-estar possivelmente culminando emchoque.
Efeitos cutâneos
Podem ocorrer rash, prurido e menos frequentemente urticária. Assim como para outras cefalosporinas, casos isolados de erupções bolhosas (eritemamultiforme, síndrome de Stevens-Johnsons e necrose epidérmica tóxica) foramobservados.
Efeitos sobre o trato gastrintestinal
Sinais de comprometimento gastrintestinal como náuseas, vômitos, dor abdominal ou diarréia, podem ocorrer.
Assim como outros antibióticos de amplo espectro, poderá ocorrer diarréia acompanhada de sangue nas fezes, podendo ser um sintoma de colite. Mesmo que a presença de colite pseudomembranosa seja apenas suspeita (em muitos casos, causada por Clostridium difficile), o tratamento com Kefozil deve ser imediatamente suspenso. Este tipo de colite requer tratamento médico imediato e apropriado.
Drogas que inibamamotilidade intestinal (peristalse) não devemser então administradas.
Efeitos no fígado
Embora raramente, podem ocorrer efeitos sobre a função hepática, como por exemplo, aumentos nos níveis sangüíneos da bilirrubina e/ou das enzimas do fígado AST (TGO), ALT (TGP), gamma GT, fosfatase alcalina e DHL.
Efeitos sobre a crase sangüínea
Assim como para outros antibióticos beta-lactâmicos, pode ocorrer neutropenia e mais raramente agranulocitose durante o tratamento com cefotaxima, particularmente se administrada por longos períodos. Foram relatados alguns casos de eosinofilia e trombocitopenia, rapidamente reversíveis com a interrupção do tratamento. Foram também relatados raros casos de anemia hemolítica.
Efeitos na função dos rins
Pode ocorrer um aumento transitório na creatinina sérica, especialmente quando coadministrado comaminoglicosídeos e raramente pode ocorrer nefrite intersticial.
A administração de altas doses de antibióticos beta-lactâmicos, particularmente em pacientes com insuficiência dos rins, pode resultar emencefalopatia (comprejuízo da consciência,movimentos anormais e convulsão). Em raríssimos casos, após a infusão em bolus poderão ocorrer arritmias.
Reações locais
Irritação inflamatória e dor no local da aplicação.
Como ocorre com outros antibióticos, o uso prolongado de Kefozil pode resultar em crescimento excessivo de organismos não-susceptíveis.
Durante tratamento para infecções causadas por espiroquetas, podem ocorrer reações de Herxheimer, caracterizadas por ocorrência ou piora dos sintomas gerais como: febre, calafrios, dor de cabeça e dores articulares.
A ocorrência de um ou mais dos seguintes sintomas tem sido relatada após várias semanas de tratamento de borreliose erupção cutânea, prurido, febre, leucopenia, aumento das enzimas do fígado, dificuldade em respirar, desconforto articular. Até certo ponto estas manifestações são consistentes com os sintomas da doença principal para o qual o paciente está sendo tratado.
Para administração IM
Quando administrados em solventes contendo lidocaína, podem ocorrer reações sistêmicas especialmente:
- Em casos de injeções intravenosas inadvertidas;
- Em casos de injeções aplicadas emlocais altamente vascularizados e;
- Em caso de overdose.
Visto que alguns destes sintomas (por exemplo: colite pseudomembranosa, anafilaxia e algumas alterações dos elementos sangüíneos) podem, sob certas circunstâncias trazer risco de vida, é essencial que o paciente informe ao médico qualquer reação grave.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)