Quais cuidados devo ter ao usar o Kefozil?
Em casos de insuficiência dos rins, a dose deve ser modificada de acordo com o clearance de creatinina calculado, se necessário, com base na creatinina sérica.
O conteúdo de sódio da cefotaxima sódica deve ser levado em consideração (48,2mg/g) em pacientes que necessitam de restrição de sódio.
Nota: O tratamento com este produto deve ser individual e não adaptável a outra pessoa. Ainda que os sintomas apresentados sejam iguais aos seus, ela pode ter um tipo de infecção diferente, logo a medicação não vai ter a ação esperada, podendo causar danos para sua saúde.
Na prescrição de cefalosporinas é necessária uma anamnese preliminar com relação à predisposição à alergia e particularmente com relação à alergia aos antibióticos beta-lactâmicos.
Caso ocorra uma reação alérgica, o tratamento deve ser interrompido.
Como pode ocorrer alergia cruzada entre penicilinas e cefalosporinas em 5 a 10% dos casos, o uso de Kefozil deve ser realizado com extremo cuidado em pacientes sensíveis à penicilina; monitoração cuidadosa é mandatória na primeira administração. Reações alérgicas (anafilaxia) que ocorram com estas duas famílias de antibióticos podem ser sérias ou mesmo fatais.
Diarréia, particularmente grave ou persistente, ocorrendo durante o tratamento ou nas semanas iniciais após o tratamento com vários, mas especialmente com antibióticos de amplo espectro, pode ser sintomática de doença associada ao Clostridium difficile na sua forma mais severa, a colite pseudomembranosa. Este diagnóstico raro, mas de condição possivelmente fatal, é confirmado por endoscopia e/ou histologia. O diagnóstico mais eficaz para a doença associada ao Clostridium difficile é a investigação do patógeno e suas citotoxinas nas fezes.
Na suspeita de diagnóstico de colite pseudomembranosa, a cefotaxima deve ser interrompida imediatamente e a terapia com um antibiótico apropriado e específico deve ser iniciada sem demora (exemplo: vancomicina ou metronidazol). A doença associada ao Clostridium difficile pode ser favorecida pela estase fecal.
Igualmente a outros antibióticos, o uso prolongado de Kefozil pode resultaremcrescimento excessivo de organismos não-susceptíveis. É essencial avaliação repetida da condição do paciente. Se ocorrer superinfecção durante a terapia, medidas apropriadas devem ser tomadas.
Afunção dos rins deve ser monitoradaempacientes tratados concomitantemente com aminoglicosídeos.
Para tratamentos com duração superior a dez dias, deve ser realizada uma monitoração dos elementos sangüíneos; caso ocorra neutropenia, o uso de Kefozil deve ser interrompido.
Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para não haver enganos. Não utilize Kefozil caso haja sinais de violação ou danificações da embalagem.
Risco de uso por via de administração não recomendada
Não há estudos dos efeitos de Kefozil administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via prescrita pelo médico.
Interações medicamentosas
Administração concomitante ou subseqüente de drogas potencialmente nefrotóxicas (como os aminoglicosídeos) exige uma estreitamonitoração da função dos rins já que se corre o risco do aumento de creatinina, diminuindo assim sua função dos rins.
Kefozil não poderá ser administrado em uma mesma seringa com outros antibióticos ou em mesma solução para infusão; isto se aplica para todos os aminoglicosídeos.
Por inibir a excreção dos rins, a administração simultânea de probenecida aumenta a concentração de cefotaxima sérica e prolonga a sua duração de ação.
Alimentos
Não há dados disponíveis até omomento sobre a interação entre alimentos e cefotaxima sódica.
Testes laboratoriais
Pacientes em uso de Kefozil podem apresentar resultados falso-positivos ao teste de Coombs. O mesmo pode ocorrer comdeterminações não enzimáticas de glicosúria. Portanto a glicosúria (glicose na urina) deverá ser determinada pormétodos enzimáticos durante o tratamento comKefozil.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Inform ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo o uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)