Precauções - Jakavi

Bula Jakavi

Princípio ativo: Ruxolitinibe

Classe Terapêutica: Outros Antineoplásicos Inibidores da Proteína Kinase

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Jakavi?

Este medicamento foi prescrito somente para você. Não compartilhe Jakavi® (ruxolitinibe) com ninguém, mesmo se eles apresentarem sintomas semelhantes aos seus.

Siga cuidadosamente todas as instruções do médico. Elas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula.

Antes de iniciar o tratamento com Jakavi®

Informe ao seu médico se você:

  • Tem alguma infecção;
  • Tem algum problema nos rins;
  • Tem ou já teve problemas no fígado;
  • Está tomando outros medicamentos;
  • Já teve tuberculose;
  • Já teve câncer de pele;
  • Já teve hepatite B viral.

Durante o tratamento com Jakavi®

Esse medicamento pode provocar uma diminuição temporária no número de células sanguíneas no seu corpo.

Isso pode aumentar o risco de desenvolver infecções graves ou sangramentos.

Informe ao seu médico imediatamente se você:

  • Apresentar hematomas e/ou sangramentos inesperados, cansaço incomum, falta de ar com exercícios ou em repouso, palidez ou infecções frequentes (sinais de distúrbios do sangue);
  • Apresentar quaisquer sintomas de infecções ou se você desenvolver erupções cutâneas dolorosas com bolhas (sinais de herpes zoster);
  • Apresentar tosse crônica com escarro com sangue, febre, sudorese noturna e perda de peso (estes são sinais de tuberculose);
  • Apresentar qualquer um dos seguintes sintomas ou se alguém próximo a você perceber que você tem algum destes sintomas: confusão ou dificuldade de raciocínio, perda de equilíbrio ou dificuldade ao andar, falta de jeito, dificuldade ao falar, diminuição da força ou ter fraqueza em um lado do seu corpo, visão turva e/ou perda da visão (estes são sinais de leucoencefalopatia multifocal progressiva);
  • Notar alterações na pele. Isso pode exigir um acompanhamento, uma vez que certos tipos de câncer de pele (não melanoma) foram relatados.

Monitoramento durante o tratamento com Jakavi®

Antes de começar seu tratamento com Jakavi®, o médico realizará exames de sangue para determinar a sua dose inicial. Seu médico irá verificar cuidadosamente se você apresentar quaisquer sinais ou sintomas de infecção antes de iniciar e durante seu tratamento com Jakavi®.

Alguns exames de sangue serão realizados durante o tratamento com Jakavi® para monitorar a quantidade de células sanguíneas no seu organismo (glóbulos brancos e vermelhos, plaquetas) para observar o modo como você responde ao tratamento. Se Jakavi® estiver causando um efeito indesejado sobre estas células talvez seja preciso que seu médico ajuste a dose ou interrompa o tratamento com Jakavi®. Seu médico pode também regularmente verificar o nível de lipídios (gordura) no seu sangue.

Interrupção do tratamento

Após a interrupção do tratamento com Jakavi®, os pacientes podem experimentar um retorno dos sintomas da mielofibrose, tais como fadiga, dor óssea, febre, prurido, suores noturnos, esplenomegalia e perda de peso. O médico pode reduzir gradualmente a dose diária de Jakavi®, antes de interromper completamente o tratamento.

Pacientes idosos (65 anos de idade ou mais)

Jakavi® pode ser utilizado por pacientes de 65 anos ou mais sem necessidade de ajuste de dose.

Crianças e adolescentes (menores de 18 anos de idade)

Jakavi® não deve ser utilizado por crianças ou adolescentes que têm a doença mielofibrose ou policitemia vera.

Para o tratamento da doença do enxerto contra hospedeiro, Jakavi® pode ser utilizado em pacientes com 12 anos de idade ou mais.

Gravidez e Lactação

Consulte seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

  • Seu médico irá aconselhá-la a tomar as medidas apropriadas para evitar gravidez durante o tratamento com Jakavi®;
  • O uso de Jakavi® não é recomendado durante a gravidez. Se você estiver grávida ou acreditar que possa estar grávida é importante informar seu médico, que discutirá com você se é possível tomar Jakavi® durante sua gravidez;
  • Você não deve amamentar seu filho enquanto estiver tomando Jakavi®. Não se sabe se Jakavi® passa para o leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Efeitos na habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Se você apresentou tonturas durante o tratamento com Jakavi® não deve conduzir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Aviso: este medicamento contém lactose.

Pacientes com problemas hereditários de intolerância à galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glucose-galactose não devem utilizar este medicamento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.