Quais cuidados devo ter ao usar o Isentress?
Informe o seu médico se tem ou teve alguma alergia.
Fale com o seu médico se estiver tomando antiácidos. O uso de alguns antiácidos (os que contêm alumínio e/ou magnésio) com Isentress® não é recomendado.
Problemas de Saúde mental
Informe o seu médico se você tiver histórico de depressão ou doença psiquiátrica. Foi relatada depressão, incluindo pensamentos e comportamentos suicidas em alguns pacientes tomando este medicamento, particularmente pacientes com história prévia de depressão ou doença psiquiátrica.
Problemas ósseos
Alguns pacientes que fazem uso de terapia antirretroviral combinada podem desenvolver uma doença óssea chamada osteonecrose (morte do tecido ósseo causada pela perda de fornecimento de sangue ao osso). A duração do tratamento antirretroviral combinado, o uso de corticosteróides, o consumo de álcool, a redução grave da atividade do sistema imune, o índice de massa corporal aumentado, entre outros, podem ser alguns dos muitos fatores de risco para o desenvolvimento desta doença. Os sinais de osteonecrose são rigidez articular, dores (especialmente no quadril, joelho e ombro) e dificuldade de movimento. Se você notar algum destes sintomas, informe o seu médico.
Problemas de fígado
Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se já teve problemas de fígado anteriormente, incluindo hepatite B ou C. O seu médico poderá avaliar a gravidade da sua doença hepática antes de decidir se você pode tomar este medicamento.
Problemas musculares
Contate imediatamente o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se sentir dores musculares inexplicáveis, sensibilidade ou fraqueza enquanto estiver tomando este medicamento.
Dirigir ou Operar Máquinas
Foram relatados efeitos adversos com Isentress® que podem afetar sua capacidade de dirigir ou operar máquinas. A resposta individual a Isentress® pode variar.
Atenção: o uso incorreto causa resistência do vírus da AIDS e falha no tratamento.
Gravidez e Amamentação
Em caso de gravidez, suspeita de gravidez ou se estiver amamentando, informe imediatamente o seu médico.
Se necessário, o uso de Isentress® 400 mg 2x/dia pode ser considerado durante a gravidez. Converse com o seu médico a esse respeito.
O uso de Isentress® durante a amamentação não é recomendado.
Recomenda-se que mulheres infectadas pelo HIV não amamentem seus bebês, em razão da possibilidade de que o bebê seja infectado pelo HIV por meio do leite materno. Converse com o seu médico sobre a melhor maneira de amamentar o seu bebê. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Crianças
Para crianças com 12 anos ou mais, estão disponíveis comprimidos de 400 mg de Isentress®.
Para crianças com 6 a 11 anos de idade, estão disponíveis comprimidos de 400 mg de Isentress® ou comprimidos mastigáveis.
Para crianças com 2 a 5 anos de idade, estão disponíveis comprimidos mastigáveis de Isentress®.
Os comprimidos mastigáveis de Isentress® não foram estudados em crianças com menos de 2 anos de idade.
Idosos
Estudos clínicos com Isentress® não incluíram número suficiente de pacientes com 65 anos ou mais para determinar se eles respondem de forma diferente de pacientes mais jovens. Outras experiências clínicas relatadas não identificaram diferença de resposta entre pacientes idosos e jovens. Em geral, a seleção da dose para um paciente idoso deve ser feita com cautela, refletindo a frequência mais alta de insuficiência hepática, renal ou cardíaca e de doenças concomitantes ou outros tratamentos medicamentosos.
Atenção: o uso incorreto causa resistência do vírus da AIDS e falha no tratamento.
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina. Isentress® comprimidos mastigáveis contém fenilalanina como parte do adoçante artificial aspartame. O adoçante artificial pode ser perigoso para pessoas que têm fenilcetonúria.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)