Quais cuidados devo ter ao usar o Inovelon?
Por favor, informe o médico ou farmacêutico se:
- Você tem Síndrome do QT Curto Congênito ou uma história familiar de tal síndrome (transtorno elétrico do coração), pois tomar a rufinamida pode piorá-la;
- Você sofre de problemas no fígado. Há informação limitada sobre o uso da rufinamida neste grupo, assim, a dose do seu medicamento pode necessitar ser aumentada mais devagar. Se sua doença do fígado é grave o médico pode decidir que Inovelon® não é recomendado para você;
- Você tiver uma erupção cutânea ou febre. Estes podem ser sinais de uma reação alérgica. Procure o seu médico imediatamente, pois muito ocasionalmente isto pode se tornar grave;
- Você sofrer um aumento no número ou gravidade de suas convulsões, você deve contatar o médico imediatamente;
- Você experimentar dificuldade de caminhar, movimento anormal, tontura ou sonolência, informe o médico.
Como outras drogas antiepiléticas, rufinamida pode causar pensamentos ou ações suicidas em um número muito pequeno de pessoas, cerca de 1 em 500.
Contate um profissional de saúde imediatamente se você tiver qualquer um destes sintomas, especialmente se eles forem novos, piores, ou preocuparem você:
- Pensamentos sobre suicídio ou morte;
- Tentativa de cometer suicídio;
- Depressão nova ou pior;
- Ansiedade nova ou pior;
- Sentimento de agitação ou inquietação;
- Ataques de pânico;
- Problemas para dormir (insônia);
- Irritabilidade nova ou pior;
- Atitudes agressivas, raivosas ou violentas;
- Agir em impulsos perigosos;
- Um aumento extremo em atividade e fala (mania);
- Outras alterações não usuais no comportamento ou humor;
- Pensamentos ou ações suicidas podem ser causados por outros fatores além de medicamentos.
Se você tiver pensamentos ou ações suicidas, seu médico pode verificar se existem outras causas.
Favor consultar o médico, mesmo se estas situações foram aplicáveis em qualquer momento no passado.
Crianças
Inovelon® não deve ser dado a crianças menores de 4 anos de idade porque não há informação suficiente sobre seu uso neste grupo de idade.
Gravidez e amamentação
Se você é uma mulher em idade de engravidar, você deve usar medidas contraceptivas enquanto estiver tomado Inovelon® e por 1 mês após a descontinuação do medicamento. Mulheres que usam contraceptivos orais devem considerar também o uso de métodos contraceptivos não hormonais, como por exemplo, métodos de barreira, espermicidas, dispositivos intrauterinos não hormonais, etc. Se você está grávida, ou pensa que pode estar grávida, ou está planejando engravidar, peça aconselhamento ao médico ou farmacêutico antes de tomar Inovelon®. Você só deve tomar Inovelon® durante sua gravidez se o médico orientar você a fazer isto.
Você é aconselhada a não amamentar enquanto estiver tomando Inovelon®, pois não se sabe se a rufinamida estará presente no leite.
Direção e uso de máquinas
Inovelon® pode fazer você se sentir tonto, sonolento e afetar sua visão, particularmente no início do tratamento ou após um aumento de dose. Se isto ocorrer você não deve dirigir ou operar máquinas.
Este medicamento contém lactose.
Se seu médico disse que você tem uma intolerância a certos açúcares, contate seu médico antes de tomar este medicamento.
Não pare de tomar rufinamida sem falar primeiro com seu médico. A interrupção repentina do tratamento com rufinamida pode causar problemas graves. A descontinuação repentina de um medicamento para convulsão em um paciente que tem epilepsia pode causar convulsões que não param (estado de mal epilético).
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)