Quais cuidados devo ter ao usar o Inflamene?
Cápsulas
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Evite o uso de Inflamene®:
Junto com outros anti-inflamatórios não hormonais e se após usar um anti-inflamatório ou ácido acetilsalicílico você apresentou rinite ou broncoespasmo (crise de chiado) grave. Pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico (AAS) não devem usar Inflamene®. Avise o seu médico se você tem ou teve estas condições.
A dose de Inflamene® pode necessitar de ajustes em portadores de alteração da função do fígado. Por isso, se você tem qualquer problema no fígado, avise seu médico.
Efeitos Cardiovasculares
Anti-inflamatórios aumentam o risco de eventos trombóticos (“entupimento” dos vasos sanguíneos) e cardiovasculares (no coração e vasos sanguíneos), o que aumenta o risco de infarto do miocárdio (”entupimento” dos vasos que levam sangue ao músculo do coração que é lesado e/ou morre) e acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame cerebral”), que podem ser fatais; aparecimento de hipertensão (aumento da pressão arterial, conhecida popularmente como “pressão alta”) ou piora da hipertensão já existente; retenção de líquidos levando à piora da função cardíaca em portadores de insuficiência cardíaca congestiva (doença em que a função do músculo cardíaco está reduzida, não conseguindo bombear o sangue para ser usado pelo organismo).
Se você tem doença cardiovascular, insuficiência cardíaca congestiva preexistente ou hipertensão deve ser cuidadosamente monitorado pelo seu médico. O risco pode aumentar com a duração do uso. Para reduzir os riscos potenciais recomenda-se que a dose de Inflamene® seja a menor dose capaz de gerar o efeito desejado e o tratamento dure o menor tempo possível.
Efeitos Gastrintestinais
Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), incluindo Inflamene®, podem causar reações adversas gastrintestinais graves como inflamação, sangramento, ulceração e perfuração do estômago, do intestino delgado (parte do intestino que vai do estômago até o intestino grosso) ou do intestino grosso (parte do final do tubo digestivo), que pode ser fatal. O uso de doses diárias acima de 20 mg de Inflamene® leva a um aumento do risco de efeitos colaterais gastrintestinais. Os pacientes com maior risco de desenvolverem este tipo de complicação gastrintestinal com AINEs são os idosos, pacientes com doença cardiovascular, pacientes utilizando ácido acetilsalicílico e Inflamene® ao mesmo tempo ou pacientes com história anterior ou ativa de doença gastrintestinal, como ulceração, sangramento ou doenças inflamatórias gastrintestinais.
Efeitos Renais
Raramente os anti-inflamatórios não esteroidais podem lesar os rins por diminuição da produção de substâncias (prostaglandinas) responsáveis por controlar a quantidade de sangue que chega até ele e pela intensidade da inflamação. Suspender a medicação pode reverter a reação. O risco é maior em portadores de alterações na função renal como pacientes com síndrome nefrótica (doença dos rins que gera perda de proteína na urina) e doença renal aparente (qualquer doença do rim), além dos portadores de insuficiência cardíaca congestiva ou cirrose hepática (doença no fígado que destrói as suas células substituindo-as por cicatrizes). Pacientes de risco devem ser monitorados.
Este produto contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Não foram realizados estudos controlados em pacientes menores de 12 anos.
Suspensão oral
Você deve informar ao seu médico se possui histórico anterior de doenças gastrintestinais, já que existem relatos de alguns casos de úlceras e sangramento gastrintestinal com o uso de piroxicam. Caso você tenha sangramento ou ulceração gastrintestinal durante o tratamento com Inflamene®, o uso do medicamento deve ser interrompido e você deve procurar o seu médico imediatamente.
Se você apresentar algum sinal de alergia (por exemplo, erupção cutânea, ferida na pele) durante o uso de Inflamene®, interrompa o tratamento e procure imediatamente seu médico.
Informe seu médico se você faz uso de medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários (medicamentos que impedem a coagulação do sangue).
Se você tiver hipertensão, Inflamene® deve ser utilizado com cautela, e sua pressão sanguínea deve ser cuidadosamente monitorada pelo seu médico no início e durante o tratamento.
Inflamene® também deve ser utilizado com cautela se você tem comprometimento da função do coração e outras condições que piorem no caso de retenção de líquidos. Se você tem insuficiência cardíaca congestiva pré-existente (condição em que o coração é incapaz de bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo) ou hipertensão (pressão alta), você deve ser cuidadosamente monitorado pelo seu médico.
Se você tiver doença cardiovascular, pode estar sob risco maior de eventos cardiovasculares trombóticos graves, infarto do miocárdio e derrame, que podem ser fatais. O risco pode aumentar com a duração do uso. Se você está usando Inflamene®, para diminuir o risco de eventos indesejáveis cardiovasculares, seu médico deve receitar a menor dose eficaz e o tratamento deve ser feito no menor tempo possível. Fique alerta para o desenvolvimento de tais eventos, mesmo que você não tenha apresentado sintomas cardiovasculares anteriores.
Se você tiver doença hepática (do fígado), pode ser necessário reduzir a dose de Inflamene®. Informe seu médico se você apresenta doença hepática.
Informe ao seu médico se você possuir um grave comprometimento dos rins, pois neste caso é necessário um monitoramente cuidadoso da função renal.
Se você desenvolver alterações oculares durante o uso de Inflamene®, avise seu médico. Recomenda-se que você passe por uma avaliação oftalmológica.
Evite o uso de Inflamene® junto com outros medicamentos anti-inflamatórios não hormonais e ácido acetilsalicílico.
O uso de anti-inflamatórios não hormonais, incluindo Inflamene®, pode levar a um aumento no nível de lítio no sangue. Recomenda-se o controle dos níveis de lítio no sangue através de exames ao usar Inflamene® por tempo prolongado.
Efeito sobre a Capacidade de Dirigir e Operar Máquinas
O efeito de Inflamene® sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas não foi estudado. Por isso, não se tem conhecimento se o medicamento pode influenciar na capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Uso em Crianças
A dose ideal e a segurança do uso do piroxicam em crianças ainda não estão bem estabelecidas e dependerão do critério do seu médico.
Uso em idosos
Deve-se ter cautela com o uso de Inflamene® por idosos devido ao aumento do risco de reações indesejáveis, especialmente gastrintestinais.
Uso na Gravidez
A segurança do uso de Inflamene® durante a gravidez e durante a amamentação não foi ainda estabelecida. Inflamene® não é recomendado para mães durante a amamentação até que sua segurança clínica tenha sido estabelecida para esses casos.
Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento e até 7 dias após o término do medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção diabéticos:contém açúcar.
Este medicamento contém álcool no teor de 0,0035 mL de álcool etílico em 1 mL de medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)