Quais cuidados devo ter ao usar o Infanrix Penta?

Consulte seu médico antes da vacinação.

Assim como com outras vacinas, a administração de Infanrix® Penta a indivíduos que apresentam doença febril aguda grave deve ser adiada. A presença de infecção leve, no entanto, não representa contraindicação.

Infanrix® Penta contém traços de neomicina e polimixina. Portanto, a vacina deve ser usada com cautela em pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer desses antibióticos.

Da mesma forma que com todas as vacinas injetáveis, tratamento médico apropriado e supervisão devem estar sempre disponíveis para o caso de uma reação alérgica rara após a vacinação.

Como com todas as vacinas contra difteria, tétano e coqueluche, Infanrix® Penta deve ser administrada por injeção intramuscular (no músculo) na parte profunda da coxa. É recomendável que as doses subsequentes sejam aplicadas em locais alternados.

Informe seu médico caso seu filho tenha apresentado alguma das reações abaixo após vacinação anterior de uma vacina que contém antígenos de difteria, tétano e pertussis (DTP):

  • Temperatura retal igual ou superior a 40°C em até 48 horas após a vacinação;
  • Colapso ou estado semelhante a choque (a criança apresenta musculatura totalmente relaxada e não reage a estímulos) em até 48 horas após a vacinação;
  • Choro persistente e inconsolável, com duração igual ou superior a três horas, no período de até 48 horas após a vacinação;
  • Convulsões, com ou sem febre, no período de até três dias após a vacinação.

A decisão de utilizar a vacina pertussis (de coqueluche) deve ser tomada individualmente, após cuidadosa avaliação, pelo pediatra, dos riscos e benefícios.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) não é considerada contraindicação.

A detecção de antígenos de Hib pode não ter valor diagnóstico na suspeita de doença causada por esse micro-organismo no período de uma a duas semanas após a vacinação, pois pode haver eliminação dos antígenos presentes na vacina pela urina.

Caso, após tomar a vacina, o bebê tenha dificuldades para respirar, entre em contato com o médico. Esse sintoma pode ser mais comum nos primeiros três dias após a vacinação em bebês prematuros (nascidos com 28 semanas de gestação ou menos).

A resposta imunológica esperada pode não ser obtida após a vacinação de pacientes imunodeprimidos (com redução das defesas do organismo), por exemplo, pacientes recebendo terapia imunossupressora (que reduz as defesas do organismo).

Pode ocorrer desmaio depois ou até mesmo antes da aplicação de qualquer injeção, portanto o médico ou o enfermeiro deve ser informado caso a criança já tenha desmaiado previamente ao tomar alguma injeção.

Gravidez e lactação

Como Infanrix® Penta não se destina a uso em adultos, não estão disponíveis informações sobre a segurança da vacina quando usada durante a gravidez ou lactação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, pois seu uso não é destinado a adultos.

Advertências do Infanrix Penta


Infanrix® Penta não deve ser administrada, sob nenhuma circunstância, por via intravenosa.

O uso de Infanrix® Penta não é recomendado para adultos, adolescentes ou crianças acima de 5 anos de idade.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.