Reações Adversas - Hemogenin

Bula Hemogenin

Princípio ativo: Oximetolona

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Hemogenin?

  • Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).

As principais reações adversas observadas incluem:

  • A hepatotoxicidade é a reação adversa mais grave associada à terapia com esteróides anabolizantes. O aumento reversível na retenção da bromossulfaleína (substância usada como teste para a função do fígado) pode ocorrer precocemente e parece estar diretamente relacionado à dose. O aumento da bilirrubina sérica (no sangue), com ou sem aumento da fosfatase alcalina (enzima) e transaminases (enzimas) (TGO e TGP), indicam um maior grau da disfunção excretora. Pode ocorrer icterícia (cor amarelada da pele e olhos) clínica, que é reversível quando a droga é descontinuada. O quadro histológico é o de uma colestase intra-hepática (obstrução dos canais biliares), com pouca ou nenhuma lesão celular. A terapia continuada pode estar associada à coma hepático e morte.
  • Têm havido raros relatos de neoplasias hepatocelulares (tumores do fígado) à “peliosis hepatis associados à terapia prolongada com esteróides andrógenos-anabolizantes.
  • Reações sérias / raras:
    • Necrose hepática (morte das células do fígado) e morte.

A virilização é o efeito indesejável mais comum associado à terapia com esteróides anabolizantes. Pode ocorrer frequentemente acne (doença inflamatória da pele) em todas as idades:

Jovens pré-púberes do sexo masculino

  • Os primeiros sinais de virilização em jovens pré-púberes do sexo masculino são um alargamento do pênis e aumento da frequência das ereções. Hirsutismo (crescimento de pelos em áreas de distribuição característica masculina) e aumento da coloração da pele podem também ocorrer.

Jovens pós-púberes do sexo masculino

  • Inibição da função testicular com oligospermia, diminuição do volume seminal (do sêmen), alteração de libido (impulso associado com instinto sexual) e impotência (dificuldade do homem em ter uma ereção) podem ocorrer com prolongada ou intensiva terapia anabólica. Ginecomastia (crescimento das mamas) à atrofia testicular (diminuição dos testículos) pode ocorrer. Priapismo crônico (ereção persistente e dolorosa do pênis), padrões masculinos de perda de cabelo, epididimite (inflamação do testículo) e irritabilidade da bexiga têm sido relatados.

Em mulheres

  • Hirsutismo, espessamento ou aprofundamento da voz, aumento do clitóris, alteração da libido e irregularidades menstruais e padrões masculinos de calvície (perda de cabelo) pode ocorrer. Alteração da voz e o aumento do clitóris usualmente são irreversíveis (que não se podem reverter) mesmo após a imediata descontinuação da terapia.

O uso de estrógenos (hormônios) em combinação com andrógenos não previne a virilização em mulheres.

O tratamento com oximetolona, particularmente em altas doses, pode estar associada com efeitos potencialmente deletérios nas concentrações de lipídio sérico, incluindo hipertrigliceridemia (níveis elevados de triglicerídeos no sangue), redução da lipoproteína de alta densidade (HDL) e aumento da lipoproteína de baixa densidade (LDL) nos níveis de colesterol.

Durante a terapia com oximetolona pode ocorrer edema (inchaço) e hipertensão devido ao sal e à retenção de água e ganho de peso.

Foram relatados anemia por deficiência de ferro e aumento da atividade fibrinolítica (atividade de algumas enzimas de dissolver coágulos) sanguínea.

Outras reações adversas associadas à terapia anabólico-androgênica incluem:

Cãibras, náuseas, excitação e insônia, calafrios, sangramento em pacientes em terapia anticoagulante concomitante, fechamento prematuro da epífise (extremidade dilatada dos ossos longos) em crianças, vômitos, diarreia.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.