Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Glucobay?
Como qualquer medicamento, Glucobay® (acarbose) pode ter efeitos indesejáveis.
As reações adversas identificadas somente após a comercialização, e cujas frequências não podem ser estimadas, estão listadas como “desconhecida”.
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Flatulência (gases).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Diarreia, dores gastrintestinais e abdominais. Normalmente, esses sintomas desaparecerão se você continuar o tratamento e mantiver a dieta prescrita.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Náusea (enjoo), vômito, dispepsia (indigestão) e aumento das enzimas do fígado.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Edema (acúmulo de fluido, especialmente nas pernas) e icterícia (amarelamento da pele).
Reação desconhecida (cujas frequências não podem ser estimadas):
Trombocitopenia (redução do nível das plaquetas do sangue), reação alérgica (erupção, eritema, exantema e urticária), subíleo/íleo (incompleta/completa obstrução do intestino), pneumatose cistoide intestinal (presença de gás na parede do intestino), hepatite (inflamação do fígado).
Eventos relatados como problemas do fígado, função anormal do fígado e lesões no fígado foram recebidos particularmente no Japão.
No Japão houve relatos isolados de hepatite fulminante, com evolução fatal. Não se determinou uma relação entre esses casos e Glucobay® (acarbose).
Quando não se segue a dieta indicada para o diabético, pode ocorrer intensificação dos efeitos colaterais intestinais. Se surgirem sintomas muito intensos apesar de seguir a dieta para o diabético, deve-se consultar o médico e reduzir a dose de forma temporária ou permanente.
Se os seus sintomas permanecerem por mais de 2 ou 3 dias, ou se forem graves, consulte seu médico, principalmente em caso de diarreia.
Em algumas ocasiões, raramente, as análises para avaliar o funcionamento do fígado podem apresentar valores alterados. Valores anormais durante o tratamento com Glucobay® (acarbose) podem ser transitórios.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)