Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Glucobay com outros remédios?
Na condição de diabético, você poderá também estar recebendo outros tratamentos para o seu diabetes.
Deve-se ter cuidado no tratamento de episódios hipoglicêmicos.
Se estiver tomando sulfonilureia, metformina ou insulina para controlar o açúcar no sangue, poderá evitar episódios hipoglicêmicos ingerindo açúcar, quando sentir que o nível de açúcar no sangue está muito baixo. Quando estiver tomando Glucobay® (acarbose), não trate episódios hipoglicêmicos ingerindo açúcar comum (sacarose – açúcar da cana). Em vez de sacarose, use glicose (também conhecida como dextrose), consultando antes o médico para escolha da melhor forma de administração.
Durante o tratamento com Glucobay® (acarbose), a ingestão de açúcar (sacarose) ou alimentos contendo sacarose pode causar desconforto abdominal ou mesmo diarreia pelo aumento da fermentação de carboidratos no intestino grosso.
A administração concomitante de Glucobay® (acarbose) e colestiramina, adsorventes intestinais e produtos contendo enzimas digestivas deve ser evitada, uma vez que eles podem influenciar a atividade de Glucobay® (acarbose).
Glucobay® (acarbose) pode aumentar ou diminuir os efeitos da digoxina, podendo o médico recomendar um ajuste da dose de digoxina.
A administração concomitante de Glucobay® (acarbose) e neomicina oral pode levar a uma redução acentuada de glicose no sangue após uma refeição e a um aumento na frequência e gravidade de efeitos colaterais gastrintestinais. Se os sintomas forem graves, uma redução temporária da dose de Glucobay® (acarbose) pode ser considerada.
Não se observaram interações com dimeticona / simeticona.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)