Precauções - Gliconato de Cálcio Hipolabor

Bula Gliconato de Cálcio Hipolabor

Princípio ativo: Gliconato de Cálcio

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Gliconato de Cálcio Hipolabor?

Você deve tomar os seguintes cuidados antes de administrar este medicamento:

  • Verificar o prazo de validade;
  • Não utilizá-lo se o recipiente estiver violado e se a solução apresentar turvação;
  • Descartar imediatamente o volume não usado após a abertura da ampola. Após observar essas precauções, administrar preferencialmente este medicamento por infusão intravenosa. A via endovenosa é restritiva, pois por via intramuscular pode causar necrose severa.

 A administração intravenosa deve ser lenta para evitar transvasamento da veia e surgimento de sintomas como hiperemia (vermelhidão) de face ou vasodilatação periférica.

Evitar o extravasamento da solução durante a injeção intravenosa, devido ao risco de dor, erupção cutânea, rubor, descamação ou necrose de pele. No caso de extravasamento, deve-se interromper imediatamente a infusão do medicamento instalado. Aspirar pela agulha o medicamento extravasado, quando possível. Medidas de suporte – como a realização de compressa quente, utilização de medicamentos e monitorização do paciente – devem ser adotadas.

Utilizar este medicamento em pacientes com insuficiência renal ou cardíaca ou com sarcoidose com cautela, pois sais de cálcio (componentes desta solução medicamentosa) aumentam o efeito cardíaco dos digitálicos e podem causar intoxicações.

É importante saber também que, segundo relatos, o uso deste medicamento envolve risco de uma alteração neurológica do paciente.

Erro de diluição deste medicamento, com infusão de soluções excessivamente concentradas, pode acarretar:

  • Aumento da osmolaridade do plasma, sede, agitação, irritabilidade, letargia, tremores, podendo levar a convulsões, além de processo inflamatório da veia utilizada.

Você também deve atentar para as seguintes recomendações:

Informar a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, pois não há segurança quanto ao uso do produto durante essa fase e na lactação.

Por isso, Gliconato de cálcio Hypofarma 10% só deve ser administrado a mulheres grávidas caso seja realmente necessário.

Informar também ao médico se estiver amamentando.

Não é conhecido se a solução de gliconato de cálcio 10% é excretada para o leite materno.

Categoria C:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.