Quais cuidados devo ter ao usar o Gliconato de Cálcio 10% - Halex Istar?
A injeção eleva a temperatura corporal, por isso, logo após a administração, o paciente deve permanecer em repouso por algum tempo a fim de evitar tontura.
As injeções intravenosas devem ser feitas de forma lenta (10 mL durante 3 minutos), a fim de prevenir síncope cardíaca (perda da consciência causada por diminuição do fluxo sanguíneo cerebral).
Evitar o uso simultâneo com outros medicamentos que contenham cálcio, fosfatos, magnésio ou vitamina D.
Deve-se avaliar o risco-benefício nos quadros de desidratação, diarreia ou má absorção gastrintestinal crônica e na disfunção cardíaca.
Deve-se evitar o extravasamento da solução durante a injeção intravenosa, devido ao risco de dor, erupção cutânea, rubor, descamação ou necrose de pele. No caso de e extravasamento, deve-se interromper imediatamente a infusão do medicamento instalado.
Aspirar pela agulha o medicamento extravasado, quando possível.
Medidas de suporte como a realização de compressa quente, utilização de medicamentos e monitorização do paciente devem ser adotadas.
O gliconato de cálcio monohidratado 10% é uma solução concentrada que pode apresentar precipitação no decorrer do tempo. No momento do uso deve estar límpida. Se houver cristalização do medicamento, redissolver o precipitado em água morna de acordo com as seguintes instruções:
- Aquecer a ampola em banho-maria até tornar a solução límpida e apropriada para uso.
- Antes do uso, resfriar à temperatura ambiente.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)