Precauções - Gammanorm

Bula Gammanorm

Princípio ativo: Imunoglobulina Humana

Classe Terapêutica: Imunoglobulinas Polivalentes Intravenosas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Gammanorm?

Informe o seu médico de outras doenças.

Os doentes podem desenvolver choque na administração acidental de Gammanorm por via intravenosa.

Alguns efeitos secundários podem ocorrer mais frequentemente nos doentes que recebem Gammanorm pela primeira vez ou, em casos raros, quando se substituí uma preparação de imunoglobulina por outra ou o tratamento foi interrompido por mais de 8 semanas.

Raramente, o Gammanorm pode induzir uma descida da pressão arterial e uma reação de hipersensibilidade grave (reação anafilática), mesmo em doentes que tenham tolerado tratamentos prévios com imunoglobulina humana normal.

Em caso de suspeita de alergia ou de reação alérgica grave (reação anafilática) deve informar imediatamente o seu médico. Os sintomas são, por exemplo, tonturas, palpitações cardíacas, queda da pressão arterial, dificuldade em respirar e em engolir, aperto no peito, comichão, urticária generalizada, inchaço da face, língua ou garganta, desmaio e erupções cutâneas.

Qualquer destes sintomas requer tratamento de emergência imediato.

Segurança viral

Quando se fabricam medicamentos derivados do sangue ou do plasma humano, são tomadas medidas no sentido de prevenir a transmissão de infeções aos doentes. Estas medidas incluem a seleção cuidada dos dadores de sangue e de plasma para garantir que potenciais portadores de infeções são excluídos, bem como o teste de cada dádiva e das pools plasmáticas para despiste de vírus/infeções. Os fabricantes destes produtos incluem, no processamento do sangue ou plasma, etapas que podem inativar ou remover os vírus. Apesar destas medidas, a possibilidade de contágio ou infeção não pode ser totalmente excluída quando se administram medicamentos derivados do sangue ou plasma humano. Isto aplica-se também aos agentes infeciosos de origem até ao momento desconhecida, viroses emergentes ou outros tipos de infeção.

As medidas tomadas são consideradas eficazes para vírus de invólucro lipídico como sejam o vírus da imunodeficiência humana (VIH), vírus da hepatite B e o vírus da hepatite C.

As medidas tomadas podem ser de valor limitado contra vírus sem invólucro lipídico, como seja o vírus da hepatite A ou o parvovírus B19.

As imunoglobulinas não têm sido associadas a infeções por hepatite A ou por parvovírus B19 provavelmente porque os anticorpos contra estas infeções, presentes no produto, exercem uma ação protetora.

É fortemente recomendado que a cada utilização de Gammanorm se registe o nome e o número de lote do produto administrado, de forma a manter um registo do lote utilizado.

Gravidez e aleitamento

A experiência de utilização de Gammanorm durante a gravidez e aleitamento é limitada. Se estiver grávida ou a amamentar deverá consultar o seu médico antes de usar Gammanorm.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não foram observados efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas.

Informação importante sobre alguns componentes de Gammanorm

Este medicamento contém 4,35 mmol (ou 100 mg) de sódio por dose (40 ml). Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.