Como usar o Gammanorm?
Utilize sempre Gammanorm como recomendado pelo seu médico. Se tiver dúvidas consulte o seu médico.
O produto deve estar à temperatura ambiente ou corporal antes de iniciar o tratamento.
A solução deve ser transparente a ligeiramente opalescente e incolor ou ligeiramente amarelada ou ligeiramente acastanhada. Não utilizar soluções turvas ou que apresentem depósito.
Instruções de abertura dos frascos de Gammanorm
- Remova a cápsula protetora do frasco e limpe a borracha com um algodão embebido em álcool. Para retirar o Gammanorm utilize uma seringa estéril e uma agulha ou um equipamento de transferência com adaptador (por exemplo Minispike ou Medimop).
- Injete no frasco uma quantidade de ar equivalente ao volume de Gammanorm que vai retirar. Depois retire o Gammanorm do frasco. Se necessitar de mais do que um frasco, repita esta etapa.
- Prepare a bomba perfusora de acordo com as instruções do fabricante. Certifique-se que remove todo o ar enchendo a tubuladura e a agulha com Gammanorm.
- Desinfete o(s) local(ais) de injeção (por exemplo, parte inferior do abdómen, coxa) com uma solução antisséptica.
- Faça uma prega de pele entre dois dedos e insira a agulha no tecido subcutâneo como treinou com o seu médico. Gammanorm não deve ser injetado num vaso sanguíneo. Verifique que um vaso sanguíneo não foi atingido acidentalmente puxando o êmbolo da seringa com cuidado e verificando se há refluxo de sangue no tubo. Se houver sangue no tubo, remover a agulha e o tubo e descartar. Repetir as etapas de fazer a prega de pele e injeção com uma nova agulha e tubo num novo local de injeção.
- Fixe a agulha utilizando gaze estéril ou adesivo transparente.
- Administre o Gammanorm conforme as instruções do fabricante da bomba. O local de injeção deve ser alterado a cada 5 – 15 mL. Podem ser utilizados múltiplos locais de injeção em simultâneo. Os locais de injeção devem distar, no mínimo, 5 cm entre si.
- Remova o autocolante do frasco de Gammanorm e use-o para completar o diário do doente.
O tratamento será iniciado pelo seu médico que deve ter experiência em orientar o tratamento domiciliário com imunoglobulina subcutânea. O seu médico assegurará o seu treino, as informações precisas sobre a utilização da bomba perfusora, as técnicas de perfusão, como manter um diário de tratamento e as medidas a tomar em caso de evento adverso grave. Assim que estiver apto a tratar-se e nenhum evento adverso tenha ocorrido durante os tratamentos anteriores, o seu médico pode autorizar a continuação do tratamento em casa.
A sua dose individual e velocidade de administração da perfusão são determinadas pelo seu médico e ajustadas especialmente para si. Siga sempre as recomendações do seu médico.
O Gammanorm deve ser administrado por via subcutânea (debaixo da pele). Em casos excecionais e quando a administração subscutânea não seja possível, o Gammanorm pode ser administrado por via intramuscular (no músculo).
Uma injeção intramuscular deve ser realizada por um médico ou enfermeiro.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)