Quais cuidados devo ter ao usar o Gadovist?
Deve-se ter cuidado especial com Gadovist® nas situações a seguir.
Portanto, informe ao seu médico antes de utilizar Gadovist® (gadobutrol) se você:
- For alérgico (hipersensível) ao gadobutrol ou a qualquer um dos ingredientes do Gadovist® (gadobutrol);
- Teve uma reação anterior aos meios de contraste;
- Sofre e ou sofreu de alergia (por exemplo, febre do feno, urticária) ou asma;
- Sofre de condições cerebrais com convulsões;
- Utiliza betabloqueadores (medicamentos para o tratamento de pressão arterial elevada ou outras condições cardíacas) e apresentar reações de hipersensibilidade. Nesse caso você pode ser resistente aos efeitos do tratamento com beta-agonista (adrenalina).
Seu médico decidirá se será possível realizar ou não o exame pretendido.
Podem ocorrer reações do tipo alérgicas ou outras reações imprevisíveis, levando à problemas cardíacos, dificuldade para respirar ou reações na pele com o uso de Gadovist® (gadobutrol). Reações graves podem ocorrer. A maioria destas reações ocorre dentro de 30 minutos após a administração. Portanto, é recomendável a observação do paciente após o procedimento.
Raramente podem ocorrer reações tardias (horas ou dias depois).
Estados pronunciados de nervosismo, ansiedade e dor podem aumentar o risco de ocorrência de reações adversas ou intensificar as reações relacionadas ao meio de contraste.
Riscos se Gadovist® (gadobutrol) for injetado no canal espinhal (injeção "intratecal")
Gadovist® (gadobutrol) só é aprovado para ser injetado na sua veia utilizando uma pequena agulha por um profissional de saúde.
Gadovist® (gadobutrol) não é aprovado para injeção no canal espinhal (injeção intratecal).
Não se sabe se Gadovist® (gadobutrol) é seguro e eficaz quando injetado no canal espinhal.
Efeitos colaterais graves, incluindo coma (ficar inconsciente) e até mesmo morte foram relatados quando meios de contraste contendo gadolínio foram administrados no canal espinhal.
Considerações especiais para pacientes com problemas no fígado e rins
- Informe seu médico se:
- Você tiver a função dos rins bastante comprometida;
- Você teve recentemente, ou espera ter em breve, transplante de fígado.
Seu médico pode optar por fazer um exame de sangue para verificar o quanto seus rins estão funcionando antes de decidir-se pelo uso de Gadovist® (gadobutrol).
Se você tem a função dos rins comprometida, seu médico irá garantir que Gadovist® (gadobutrol) tenha sido eliminado do seu organismo antes que você receba uma segunda injeção de Gadovist® (gadobutrol).
Gadovist® (gadobutrol) pode ser removido do organismo por meio de diálise. Se você tem a função dos rins comprometida, seu médico decidirá se você deve ser submetido à diálise após o uso de Gadovist® (gadobutrol).
Há relatos de reações graves, principalmente envolvendo endurecimento da pele e tecidos conectivos (fibrose nefrogênica sistêmica - FNS). A FNS pode resultar em imobilidade grave das articulações, fraqueza muscular ou pode afetar o funcionamento normal dos órgãos internos com potencial risco à vida. A FNS tem sido associada ao uso de alguns meios de contraste contendo gadolínio [incluindo Gadovist® (gadobutrol)], em pacientes com insuficiência grave dos rins e também ao uso de alguns meios de contraste contendo gadolínio [incluindo Gadovist® (gadobutrol)], em pacientes com insuficiência dos rins aguda devido à síndrome hepatorrenal (falência dos rins em pacientes com doença crônica avançada do fígado) ou em pacientes com insuficiência aguda dos rins, que foram submetidos recentemente ou serão submetidos em breve a um transplante de fígado. Se qualquer uma dessas situações se aplica a você, seu médico somente irá administrar Gadovist® (gadobutrol) após cuidadosa avaliação.
Dirigir veículos e trabalhar com máquinas
Não são conhecidos efeitos do gadobutrol sobre a capacidade de dirigir veículos ou de operar máquinas.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico se você estiver grávida ou possa estar, uma vez que Gadovist® (gadobutrol) não deve ser usado durante a gravidez, a menos que seja considerado estritamente necessário.
Informe o seu médico se estiver amamentando ou se estiver prestes a começar a amamentar. Seu médico discutirá se você deve continuar ou interromper a amamentação por um período de até 24 horas após receber Gadovist® (gadobutrol).
Não é esperado nenhum efeito no bebê quando Gadovist® (gadobutrol) é utilizado nas doses recomendadas. Estudos em animais mostraram que quantidades muito pequenas da substância ativa gadobutrol são transferidas para o leite após a injeção intravenosa de Gadovist® (gadobutrol) na mãe.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)