Ação da Substância - Fraxiparina

Bula Fraxiparina

Princípio ativo: Nadroparina Cálcica

Classe Terapêutica: Heparinas Fracionadas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Qual a ação da substância do Fraxiparina?

Farmacodinâmica

Mecanismo de Ação

Grupo farmacoterapêutico – Agentes antitrombóticos (Grupo de heparina):

A Nadroparina Cálcica é uma heparina de baixo peso molecular feita por despolimerização de heparina padrão. É uma glicosaminoglicana com peso molecular médio de aproximadamente 4300 daltons.

A Nadroparina Cálcica apresenta uma ligação de alta afinidade à proteína do plasma antitrombina III (ATIII). Esta ligação leva a uma inibição acelerada do fator Xa, que contribui para o alto potencial antitrombótico da Nadroparina Cálcica.

Outros mecanismos que contribuem para a atividade antitrombótica da Nadroparina Cálcica incluem estimulação do inibidor da via do fator tissular TFP1, ativação de fibrinólise via relação direta do ativador de tecido plasminogênio de células endoteliais e a modificação dos parâmetros hemorrágicos (diminuição da viscosidade do sangue, plaquetas e fluidez da membrana granulócita aumentados).

Efeitos Farmacodinâmicos

A Nadroparina Cálcica tem uma alta proporção de atividade anti-Xa a anti-IIa. Ela tem ação antitrombótica imediata e prolongada.

Comparada com a heparina não-fracionada, a Nadroparina Cálcica tem menos efeito na função e agregação dos trombócitos e apenas um leve efeito na hemostasia primária.

Farmacocinética

As propriedades farmacocinéticas da Nadroparina Cálcica foram avaliadas com base na atividade biológica por exemplo medição de atividade anti-fator Xa.

Absorção

Seguindo uma administração subcutânea, o máximo da atividade anti-Xa (Cmax) é alcançada depois de aproximadamente 3 a 5 horas (Tmax).

A biodisponibilidade é quase completa (por volta de 88%).

Após injeção intravenosa, o pico plasmático de anti-Xa é alcançado em menos de 10 minutos e a meia-vida é de aproximadamente 2 horas.

Eliminação

A meia-vida de eliminação depois da injeção subcutânea é aproximadamente 3,5 horas. Contudo, a atividade anti-Xa é detectável por pelo menos 18 horas seguindo uma injeção de anti-Xa 1900 UI.

Posologia para paciente específico

Idosos

A função renal geralmente diminui com a idade, então a eliminação é mais lenta em idosos. A possibilidade de insuficiência renal nesta faixa de idade deve ser considerada e a dosagem deve ser ajustada em conformidade.

Insuficiência Renal

Em um estudo clínico que investigou a farmacocinética da Nadroparina Cálcica administrada sob a forma intravenosa em pacientes com vários graus de insuficiência renal, uma correlação foi encontrada entre o clearance de Nadroparina Cálcica e o clearance de creatinina. Comparado com voluntários sadios, a AUC média e a meia-vida de eliminação foram aumentadas em 52% a 87% e o clearance plasmático médio foi reduzido em 47% a 64% do normal. Ampla variabilidade interindividual foi observada no estudo. Em sujeitos com insuficiência renal grave, com Nadroparina Cálcica subcutânea administrada, a meia-vida de eliminação foi prolongada para aproximadamente 6 horas.

Os resultados indicam que pode ocorrer uma leve acumulação de Nadroparina Cálcica em pacientes com insuficiência renal leve a moderada (clearance de creatinina maior ou igual a 30 mL/min e abaixo de 60 mL/min), e, portanto, as doses de Nadroparina Cálcica devem ser reduzidas em 25% em pacientes recebendo Nadroparina Cálcica para o tratamento de doenças tromboembólicas, angina instável e infarto do miocárdio não-Q. A Nadroparina Cálcica é contraindicada para pacientes com insuficiência renal grave recebendo Nadroparina Cálcica para o tratamento destas condições (clearance de creatinina abaixo de 30 mL/min).

Em pacientes com insuficiência renal leve a moderada recebendo Nadroparina Cálcica para a profilaxia de doenças tromboembólicas, não se espera que as exposições de Nadroparina Cálcica em geral excedam aquelas observadas em pacientes com função renal normal recebendo tratamento com doses de Nadroparina Cálcica. Portanto, nenhuma redução de dosagem é necessária neste grupo de pacientes. Em pacientes com insuficiência renal grave recebendo Nadroparina Cálcica em doses profiláticas, uma redução de 25% da dose vai proporcionar uma exposição de Nadroparina Cálcica equivalente àquela observada em pacientes com clearance de creatinina na faixa normal.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.