Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Fenergan Expectorante maior do que a recomendada?
Sintomas de superdose grave são variáveis. Elas são caracterizadas em crianças por várias combinações de excitação, ataxia, incoordenação, atetose (movimentos involuntários anormais) e alucinações, enquanto em adultos podem ocorrer tontura e coma. Convulsões podem ocorrer em adultos e crianças: coma ou excitação podem preceder os episódios. Também pode ocorrer o desenvolvimento de taquicardia. Depressão cardiorrespiratória é incomum de acontecer. O tratamento é essencialmente sintomático e de suporte. A lavagem gástrica deve ser feita o mais breve possível. Somente em casos extremos torna-se necessária a monitorização dos sinais vitais.
A naloxona reverte alguns dos efeitos depressivos, mas não todos. Hipotensão severa, em geral, responde à administração de norepinefrina ou fenilefrina. Epinefrina não deve ser utilizada, já que seu uso em pacientes com bloqueio adrenérgico parcial pode abaixar ainda mais a pressão arterial. Experiências limitadas com diálise indicam que ela não é útil nestes casos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)