Precauções - Fenergan Expectorante

Bula Fenergan Expectorante

Princípio ativo: Cloridrato de Prometazina + Sulfoguaiacol

Classe Terapêutica: Expectorantes

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Fenergan Expectorante?

Fenergan Expectorante deve ser administrado com cautela em pacientes que estejam sob tratamento com tranquilizantes em geral, pois pode ocorrer aumento da sonolência. Pela mesma razão, devem-se evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Fenergan Expectorante deve ser utilizado com cautela nas seguintes situações:

  • Indivíduos (especialmente indivíduos idosos) com sensibilidade aumentada à sedação, à queda de pressão quando se está em pé, e às vertigens;
  • Em pacientes com obstipação crônica por causa do risco de íleo paralítico (obstrução do intestino);
  • Em eventual hipertrofia prostática (aumento da próstata);
  • Nos indivíduos portadores de determinadas afecções relativas ao coração e ao sistema circulatório, por causa dos efeitos taquicardizantes (que aumenta os batimentos do coração) e hipotensores (diminui a pressão) das fenotiazinas.
  • Em casos de insuficiência grave do fígado e/ou dos rins por causa do risco de acúmulo.
  • Como as demais drogas sedativas ou depressoras do SNC (Sistema Nervoso Central), Fenergan Expectorante deve ser evitado em pacientes com história de apneia noturna (pausa na respiração durante o sono);
  • Em pacientes diabéticos ou em dietas hipoglicídicas, levar em consideração a presença de sacarose na fórmula do produto;
  • As bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool devem ser evitados durante tratamento com Fenergan Expectorante;
  • Fenergan Expectorante deve ser usado com precaução em pacientes com asma, bronquite ou bronquiectasia (dilatação crônica dos brônquios com muco).

A vigilância (clínica e, eventualmente, eletroencefalográfica), deve ser reforçada em pacientes epilépticos devido à possibilidade de diminuição do limiar epileptogênico dos fenotiazínicos.

Gravidez e amamentação

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Fenergan Expectorante ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

Não há dados suficientes sobre alterações na formação do feto devido ao uso deste medicamento. Por isso, durante a gravidez, Fenergan Expectorante deve ser usado apenas sob orientação médica, avaliando-se sempre a relação risco benefício.

Um ligeiro aumento do risco de malformações cardiovasculares tem sido colocado em evidência na espécie humana. Por consequência, recomenda-se que não seja utilizado durante os três primeiros meses de gestação.

No final da gestação, em casos de tratamento materno prolongado, há possibilidade de ocorrer sonolência ou hiperexcitabilidade no recém-nascido. Considera-se justificável manter o recém-nascido em observação quanto às funções neurológicas e digestivas, em caso de administração da prometazina à mãe no final da gestação.

Fenergan Expectorante é excretado pelo leite materno. Existe risco de irritabilidade e excitação neonatal. Este medicamento não é recomendado durante a lactação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Exclusivo Xarope 1,13 mg/mL + 9,00 mg/mL (Adulto): Atenção diabéticos: Fenergan Expectorante Adulto contém açúcar (975 mg/mL de açúcar líquido e 1mg/mL de caramelo).

Exclusivo Xarope 0,565 mg/mL + 9,00 mg/mL (Pediátrico): Atenção diabéticos: Fenergan Expectorante Pediátrico contém açúcar (975 mg/mL de açúcar líquido e 2 mg/mL de caramelo).

Advertências do Fenergan Expectorante


Considerando os efeitos fotossensibilizantes das fenotiazinas (potencial de causar sensibilidade à luz), a exposição à luz solar ou à luz ultravioleta é desaconselhada durante ou logo após o tratamento com Fenergan Expectorante.

Em caso de persistência ou de agravamento dos sintomas alérgicos (falta de ar, inchaço, lesões cutâneas, etc.) ou de sinais associados de infecção por vírus, deve-se reavaliar o paciente e as condutas adotadas.

A prometazina não deve ser utilizada em crianças menores de dois anos devido ao risco de depressão respiratória fatal.

Um problema de saúde muito grave e, por vezes fatal, chamado Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) (Síndrome em reação ao uso de certos medicamentos que cursa com aumento da temperatura do corpo, alteração do nível de consciência, aumento da contração do musculo, insuficiência respiratória) pode acontecer. Pare o tratamento e avise seu médico imediatamente se você tiver febre alta, dores musculares ou rigidez, tonturas, dor de cabeça intensa, batimentos cardíacos rápidos, confusão, agitação, alucinações, ou se suar muito.

Use este medicamento apenas como recomendado. Não exceda a dose recomendada. Houve relatos de casos de abuso por prometazina.

Prometazina pode retardar o diagnóstico precoce de obstrução intestinal ou aumento de pressão intracraniana através da supressão do vômito. Prometazina pode mascarar os sinais de ototoxicidade (toxicidade para o ouvido) causados por medicações ototóxicas (exemplo salicilatos).

Exclusivo Xarope 1,13 mg/mL + 9,00 mg/mL (Adulto): Deve-se levar em consideração o conteúdo alcoólico na formulação de Fenergan Expectorante Adulto.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.