Como usar o Farmanguinhos Zidovudina?
Tratamento de infecção pelo HIV
Adultos e adolescentes
600 mg por dia em doses divididas de 200 mg três vezes ao dia ou 300 mg duas vezes ao dia, a critério do seu médico.
Neonatos e crianças <90 dias
2 mg/kg, de 6 em 6 horas.
Crianças
90-180 mg/m2 de superfície corporal de 8 em 8 horas ou 135-270 mg/m2 de superfície corporal de 12 em 12 horas (dose máxima: 600 mg/dia).

Monitoramento e ajuste da dosagem
Antes do início do tratamento, deve-se fazer a contagem de células sanguíneas, dosagem de hemoglobina e volume corpuscular, para se estabelecer um valor basal, repetindo-se com frequência os exames durante o tratamento (pelo menos a cada 2 semanas). Em pacientes sob controle, estes exames podem ser realizados a cada 3 meses.
Em pacientes que desenvolvem anemia ou neutropenia, a dosagem de zidovudina deve ser modificada. Em casos de anemia importante (hemoglobina menor que 7,5 g/dl, ou redução maior que 25% do valor basal) e/ou neutropenia importante (menos leucócitos que 750 /mm3, ou redução maior que 50% do valor basal), a zidovudina deve ser suspensa e só reinicada com evidência de recuperação medular. Medidas auxiliares, como eritropoietina, podem ser necessárias.
Prevenção da transmissão perinatal
Esquema de 3 partes
100 mg, 5 vezes ao dia (ou 200 mg 3x/dia, ou 300 mg 2x/dia), a critério do seu médico. O esquema de menos doses facilita a adesão terapêutica para a gestante, com início a partir da 14ª semana, até o trabalho de parto.
Devem ser consultadas as recomendações para profilaxia da transmissão vertical do HIV e terapia antirretroviral em gestantes, do Ministério da Saúde.
Dosagem na insuficiência renal e hepática
Clearance de creatinina (mL/min)
- 10-50: 300 mg 2x/dia;
- <10: 300 mg 1x/dia.
Insuficiência hepática
200 mg 2x/dia.
Os esquemas de tratamento, associação entre as diferentes drogas, esquemas posológicos, monitoramento dos marcadores de evolução da doença e, ainda, alterações da terapêutica, bem como as ações envolvendo diagnóstico e tratamento das infecções oportunísticas, constam de diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas, como base de toda ação.
Para segurança e eficácia desta apresentação, Farmanguinhos zidovudina não deve ser administrado por vias não recomendadas. A administração deve ser somente pela via oral. As cápsulas de zidovudina não devem ser administradas junto com as refeições.
Pacientes idosos
Deve ser realizado acompanhamento médico, pois pode ser necessária a redução da dose.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)