Precauções - Farmanguinhos Etionamida

Bula Farmanguinhos Etionamida

Princípio ativo: Etionamida

Classe Terapêutica: Antituberculosos Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Farmanguinhos Etionamida?

Doença hepáticas

É recomendável a determinação das enzimas hepáticas (SGPT e SGOT) antes do início do tratamento e a cada 4 semanas durante o uso de etionamida.

Pacientes com hepatite (com ou sem icterícia) relatada, é observado o aumento transitório da bilirrubina sérica, AST e ALT. As concentrações séricas de AST e ALT devem ser observadas mensalmente. Se as concentrações séricas de AST e ALT manterem-se acima do limite permitido, o tratamento com Farmanguinhos etionamida e outros medicamentos tuberculostático devem ser suspendidos até que as anormalidades laboratoriais sejam controladas.

Após a normalização dos achados laboratoriais, Farmanguinhos etionamida deve ser reintroduzido com as outras drogas tuberculostático concomitantes sequencialmente para determinar quais são responsáveis pela hepatotoxicidade.

Doença renal

A dose de Farmanguinhos etionamida deve ser reduzida em pacientes com insuficiência renal.

Diabetes Mellitus

Deve ser realizado o acompanhamento da glicose no sangue no início e periodicamente durante a terapia com Farmanguinhos etionamida.

Pacientes diabéticos devem estar alertas para a ocorrência de episódios de hipoglicemia.

Sistema nervoso e efeitos oftalmológicos

Foram relatados distúrbios psicóticos (incluindo depressão mental) com o uso de etionamida. O uso de Farmanguinhos etionamida deve ser realizado com cuidado em pacientes com histórico de instabilidade mental. Os efeitos neurológicos podem ser minimizados com a administração concomitante de piridoxina.

Recomenda-se realizar avaliações oftalmológicas (incluindo oftalmoscopia) no início e periodicamente durante a terapia com Farmanguinhos etionamida.

Os pacientes devem ser alertados para comunicar ao médico qualquer alteração visual que ocorrer durante o tratamento com etionamida.

Há alguma evidência de que os efeitos adversos sobre o sistema nervoso central provocados pelos medicamentos etionamida, ciclosserina e isoniazida podem ser aumentados.

Sistema endócrino

O uso de etionamida pode causar o desenvolvimento de hipotireoidismo (com ou sem bócio).

A função da tireoide e os níveis de hormônio estimulante da tireóide (TSH) devem ser monitorados mensalmente.

Gravidez: Categoria de Risco C

As mulheres em tratamento com Farmanguinhos etionamida devem informar ao médico se estão grávidas, amamentando ou se planejam engravidar.

Farmanguinhos etionamida é contraindicada para o uso em gestantes.

Lactação

Durante o período do aleitamento só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou do cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis ao bebê.

Uso pediátrico

Farmanguinhos etionamida não deve ser utilizado em crianças menores de 12 anos de idade, exceto quando a tuberculose é resistente à terapia de primeira linha e a disseminação sistêmica da doença ou outras complicações potencialmente fatais da tuberculose são julgadas iminentes.

Efeito na capacidade de dirigir e operação de máquinas

O efeito de Farmanguinhos etionamida sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas não foi estudado.

Este produto contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.